quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Maior festa popular do planeta começa no Rio de Janeiro

Créditos à Rio 2016

Sambódromo

Nos próximos dias, o Rio de Janeiro será o destaque da maior festa popular do planeta. O Carnaval carioca, que tradicionalmente enche de cores, música e alegria todas as regiões da cidade, tem seu epicentro no Sambódromo, com o desfile das escolas de samba que atrai milhares de turistas brasileiros e internacionais. No projeto Rio 2016, o Sambódromo será palco das disputas de Tiro com Arco e da chegada da Maratona.

Neste Carnaval, a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado do Rio decidiram aquecer a torcida pela vitória do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 e montaram camarotes temáticos. Além do uso da logomarca e o slogan “Viva sua Paixão”, da candidatura Rio 2016, os camarotes terão a presença de atletas olímpicos e paraolímpicos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Sambódromo, que completa 25 anos de existência neste ano, tem projeto assinado por Oscar Niemeyer e foi erguido para receber os desfiles das escolas de samba, que antes ocorriam na Avenida Presidente Vargas, também na região central da cidade. Situado na Avenida Marquês de Sapucaí, o Sambódromo foi construído próximo à Praça Onze, conhecida como Berço do Samba.

Para este Carnaval, a secretaria especial de Turismo do Rio investiu cerca de R$ 18 milhões em infraestrutura. Esta verba foi destinada ao apoio às escolas de samba e também aos blocos de rua, que hoje já somam mais de 400 e expressam toda a irreverência do carioca. Eles se espalham por toda a cidade e arrastam multidões de foliões fantasiados.

Mas o Carnaval também é uma oportunidade para os negócios. Este ano, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) montou um camarote na Marquês de Sapucaí, onde empresários estrangeiros poderão assistir aos desfiles. No total, os 105 compradores de 21 países, de 17 setores econômicos, convidados da Apex-Brasil deverão fechar negócios com o país que poderão chegar a US$ 500 milhões.

O desfile das escolas de samba ocorre durante quatro dias e envolve milhares de profissionais, desde carnavalescos e engenheiros, até costureiras, montadores, marceneiros, e pessoas que empurram os carros alegóricos pelos 679,90 metros da Marquês de Sapucaí.

Nenhum comentário: