segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Estado assina convênio com o Comitê Olímpico Brasileiro

Créditos à Renata Cruz

Rio de Janeiro

O governador Sérgio Cabral e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, assinaram na tarde desta segunda-feira (2/2), no Palácio Laranjeiras, um convênio inédito para melhorar a qualificação profissional na área esportiva. Pelo acordo, a Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) vai oferecer cursos de extensão e pós-graduação, além de fomento a estudos e pesquisas em diversas áreas ligadas ao esporte. A iniciativa vai ao encontro dos investimentos que o Governo do Estado tem feito para sediar as Olimpíadas de 2016.

- Essa parceria é uma demonstração para a comunidade olímpica internacional da maneira séria com que estamos encarando essa vontade de ser sede dos Jogos Olímpicos. Mas não queremos apenas fazer um evento de duas semanas, e sim deixar um legado para a população de infraestrutura, mobilidade, saneamento e, sobretudo, um legado desportivo, que una esporte e cidadania. Por isso, essa parceria com o COB é tão importante. A Uerj vai qualificar profissionais não só para atuar nas Olimpíadas, como também para que eles possam contribuir para o desenvolvimento esportivo brasileiro – afirmou Cabral.

Segundo o presidente do COB, este é o início de um grande processo de qualificação profissional no esporte brasileiro. Entre as áreas que deverão ser privilegiadas estão a de técnicos, preparadores físicos, nutricionistas, massagistas, fisioterapeutas, advogados, médicos e jornalistas.

- Esse convênio, inédito na América Latina, é uma das mais importantes iniciativas para o esporte brasileiro. Há muitos técnicos em atuação hoje que não possuem curso superior. Estamos abrindo portas para muitas pessoas que precisam de um diploma para exercer a profissão – disse Nuzman.

O reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, acrescentou que, além de diploma, há a necessidade de atualização dos profissionais em atuação no mercado:

- Qualificação profissional é uma coisa muito importante. É uma responsabilidade enorme ser a primeira universidade do país a se unir ao COB nessa missão. Nossa competência é a educação e é nisso que vamos focar.

Para a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, é tratando o assunto de forma profissional que o Estado vai mostrar que tem capacidade para sediar as Olimpíadas.

- Estamos no caminho certo, ou seja, o Governo do Estado está entrando com políticas públicas que vão desde a formação de crianças até a universidade, com a formação de atletas profissionais – declarou.

Participaram também da cerimônia de assinatura do convênio o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, o secretário chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e os atletas Sandra Soldan, Marcelo Ferreira, Luiza Parente e Fabiana Beltrame, entre outros.

Nenhum comentário: