quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Trabalho e Renda registra recorde de emprego em 2008

Créditos ao site do Governo do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

O superintendente de Atendimento ao Trabalhador e Relações Trabalhistas, Newton Parahyba, destacou, em entrevista à Rádio Roquette Pinto, o recorde de colocação no mercado de trabalho alcançado pela Secretaria de Trabalho e Renda desde a implantação em 1994 do Sistema Nacional de Empregos (Sine) no estado. De acordo com o Relatório de Intermediação de mão-de-obra do Sine, baseado em dados das agências de Emprego e Renda estaduais, em 2008 foram empregadas 54.040 pessoas com carteira assinada no Rio de Janeiro.

Desde o inicio da administração Sérgio Cabral, a Secretaria de Emprego e Renda tornou-se uma grande agência de empregos pública que, além de intermediar a relação trabalhador-indústria visando a colocação no mercado, também qualifica o trabalhador e cuida de assuntos pertinentes, como seguro-desemprego, entrada em carteira de trabalho e desenvolvimento de programas nas áreas de cooperativismo e micro-crédito.

Para o superintendente Newton Parahyba, o resultado registrado em 2008 foi alcançado em razão de alguns motivos favoráveis, entre os quais destacou o momento positivo que o Rio de Janeiro vive desde que o governador Sérgio Cabral assumiu. Segundo ele, a aproximação e trabalho conjunto com o governo federal foi preponderante. Por algum tempo, o Estado do Rio esteve à margem dos grandes investimentos públicos e, nos dois últimos anos, têm sido agraciado com grandes investimentos públicos e privados, como o Comperj e o Porto do Açu, entre outros empreendimentos que fizeram com que a Secretaria registrasse essa pujança.

- Mas, outro fator importante que vale ser destacado é o empenho do secretário de Emprego e Renda Ronald Ázzaro, no reequipamento e reestruturação da secretaria, que nos permitiu aumentar o número de postos de atendimento. Hoje estamos com 53 postos em funcionamento, o que possibilitou esse aumento de captação e colocação de trabalhadores no mercado de trabalho com carteira assinada- comentou Newton.

Segundo o superintendente, somados esses fatores, o estado alcançou o número histórico de trabalhadores contratados nesse período através de ações da Secretaria de Trabalho e Renda. Em 2008 foram inauguradas oito agências, totalizando, distribuídas pela Região Metropolitana (19) e o restante por todo o interior fluminense. A expectativa este ano é a abertura de mais sete agências de emprego.

Nenhum comentário: