quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Estado bate recorde de empregos em 2008

Créditos à Secretaria de Trabalho e Renda

Rio de Janeiro-Centro

A Secretaria de Trabalho e Renda atingiu, em 2008, recorde histórico de colocação no mercado de trabalho, o maior desde a implantação do Sistema Nacional de Empregos (Sine) no Estado do Rio de Janeiro, em 1994. De acordo com o relatório de intermediação de mão-de-obra, baseado em dados extraídos das 55 agências estaduais de Trabalho e Renda, foram empregadas 54.040 pessoas no estado.

O resultado mostra uma linha evolutiva na geração de empregos formais no estado no governo Sérgio Cabral, quando comparado aos acumulados dos anos anteriores. Em 2007, o total de colocações foi de 53.505 trabalhadores e, em 2006, o número foi de 47.511. Em 2008, o mês com maior índice de empregabilidade (e também recorde histórico) foi outubro, com 6.015 inserções no mercado de trabalho.

- É uma vitória dos trabalhadores, dos empresários e de todo o Estado do Rio de Janeiro. O bom resultado é um demonstrativo absoluto do empenho do Governo do Estado no combate ao desemprego, através da eficiência das agências e do programa de intermediação de mão-de-obra, atraindo investimentos, conquistando a confiança de empresários e promovendo desenvolvimento socioeconômico em todo o estado - afirmou o secretário de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro.

Na atuação por regiões do estado, as agências estaduais de Trabalho e Renda que apresentaram maior geração de empregos foram as localizadas nas regiões Metropolitana (24.579 colocações), Baixada Fluminense (7.637 colocações) e Médio-Paraíba (7.253 colocações). Na inserção por faixa etária, o maior índice ficou entre trabalhadores de 18 a 29 anos (33.543 colocações), seguido de 30 a 39 anos (12.947 colocações).

Já no comparativo por grau de instrução, o maior número foi no Ensino Médio (39.416 colocações). Os setores econômicos que lideraram a lista de geração de oportunidades foram Serviços (7.101 colocações), Comércio (1.674 colocações) e Construção Civil (1.336 colocações), enquanto as ocupações mais solicitadas foram as de vendedor de comércio varejista, operador de telemarketing, faxineiro, atendente de lanchonete e promotor de vendas.

- Desde o início da nossa gestão, temos intensificado o trabalho de captação de vagas junto ao empresariado fluminense. E, apesar de baixas como o fechamento da Central de Atendimento ao Trabalhador (CAT), conseguimos atingir a melhor colocação de todos os tempos. O nosso grande desafio agora é nos superarmos na geração de emprego - destacou o subsecretário de Atendimento ao Trabalhador, Antônio Pedregal.

Somente em 2008, foram inauguradas seis novas agências de trabalho: Pedra de Guaratiba (Zona Oeste), Rio das Ostras (Região dos Lagos), Natividade (Noroeste Fluminense), Nova Friburgo (Região Serrana), Seropédica (Baixada Fluminense) e Itaboraí (Região Metropolitana). A Secretaria de Trabalho e Renda ainda revitalizou a agência de Maricá.

- A expectativa é que, em 2009, sejam criadas oito novas agências - ressaltou o secretário Ronald Ázaro.

O relatório do Sistema de Intermediação de Mão-de-Obra é constituído por dados do Balcão de Emprego Sine-RJ, do Balcão de Empregos dos Deficientes (BED) e do Centro de Cadastramento e Orientação para Estagiários (Cecope).

Para ter acesso aos serviços, basta o trabalhador comparecer a uma das 55 agências de Trabalho e Renda espalhadas pelo estado, munido de carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, PIS (se já tiver trabalhado), título de eleitor e comprovante de residência. O endereço das agências e mais informações podem ser obtidos através da Ouvidoria do Trabalho (21- 2332-9999).

Nenhum comentário: