segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Rio de Janeiro começa 2009 no clima da candidatura Rio 2016

Crédito ao site oficial Rio 2016


O ano de 2009 no Rio de Janeiro começou no clima da candidatura da cidade à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Nesta sexta-feira, dia 2, foi inaugurada oficialmente a Roda Rio 2016, uma roda gigante de 36 metros montada no Forte de Copacabana para divulgar o projeto olímpico. Na mesma data, o prefeito Eduardo Paes aproveitou o primeiro dia útil de seu mandato para publicar um pacote de garantias para a realização dos Jogos Olímpicos, caso a cidade seja escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional no dia 2 de outubro.

Logo no dia de sua inauguração, a Roda Rio 2016 mostrou que será um dos grandes sucessos do verão carioca e atraiu dezenas de visitantes brasileiros e estrangeiros. Na abertura oficial, as 24 gôndolas foram ocupadas por convidados, jornalistas e autoridades, como o Ministro do Turismo, Luiz Barretto; o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; o Secretário Geral Rio 2016, Carlos Roberto Osório; a Secretária Estadual de Esporte, Turismo e Lazer, Márcia Lins; e o Secretário da Prefeitura para o Rio 2016; Ruy Cezar. “A Roda Rio 2016 será um dos ícones da campanha. A união dos três níveis de governo, das Confederações esportivas e do povo brasileiro dá a dimensão do que podemos alcançar. Ninguém melhor do que o povo carioca para celebrar os Jogos Olímpicos”, disse Carlos Arthur Nuzman.

Para o Ministro do Turismo, a candidatura Rio 2016 será uma janela de boas oportunidades. “Várias cidades do mundo se transformaram ao receberem os Jogos Olímpicos. O Rio de Janeiro sempre foi uma porta para o turista estrangeiro que quer conhecer o Brasil, e a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 seria a consolidação desta posição”, disse Luiz Barretto.

Além da inauguração da Roda Rio 2016, a sexta-feira teve outra notícia importante para a candidatura do Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes aprovou uma série de ações que serão adotadas para a realização dos Jogos Olímpicos, caso a cidade seja escolhida pelo COI. Entre as medidas, estão a repressão ao uso indevido de símbolos relacionados aos Jogos Olímpicos; e a confirmação de todas as garantias em nível municipal exigidas pelo COI.

Nenhum comentário: