sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Rio atrai dois laboratórios do setor de petróleo

Créditos à Monitor Mercantil Digital

Parque Tecnológico do Rio de Janeiro

As multinacionais Schlumberger e FMC chegam ao Parque Tecnológico do Rio de Janeiro com a intenção de investir R$ 100 milhões em projetos de inovação tecnológica na Ilha da Cidade Universitária.

De acordo com os planos das empresas, a idéia é utilizar a mão-de-obra local e gerar mais de 600 empregos de alta qualificação técnica, além de oportunidades de intercâmbio entre a área corporativa e o mundo acadêmico.

A Schlumberger Serviços de Petróleo, multinacional francesa presente em mais de 80 países, é especializada na área de petróleo e gás e em prospecção geofísica. O laboratório que a companhia construirá no parque será o primeiro da empresa na América Latina e ocupará 8 mil m² de área do terreno.

A FMC Technologies do Brasil, que tomará 20 mil m² da área do terreno, é uma empresa que há mais de 30 anos fabrica uma variedade de equipamentos para sistemas submarinos de produção de óleo e gás em águas profundas.

Um de seus objetivos é incrementar o desenvolvimento de novas tecnologias, reduzindo a dependência externa por meio da criação de um Centro de Tecnologia Submarina no Parque do Rio, onde todas as áreas de engenharia de aplicação possam se unir num mesmo local. A empresa é parceira da Petrobras e vai montar no lugar várias unidades de testes.

Segundo o diretor do Parque Tecnológico, Maurício Guedes, essas unidades serão facilitadas pelo acesso ao mar, uma vez que o parque oferece a vantagem de estar à beira da Baía da Guanabara. As duas novas instalações devem funcionar a partir de fevereiro.

Nenhum comentário: