sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Rio 2016 reforça compromisso com o meio ambiente em inauguração da Estação Alegria

Créditos ao site oficial Rio 2016

A candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 reforçou seu compromisso com o meio ambiente nesta quinta-feira, dia 22. O Superintendente de Operações do Comitê Rio 2016, Carlos Luiz Martins; e o Diretor de Infraestrutura, Alexandre Techima, estiveram na inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos Alegria, no Caju, realizada pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Esta é a obra mais importante do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, que, no projeto dos Jogos Olímpicos Rio 2016, recebe as competições de vela.

O evento contou com a presença do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; do Governador do Rio, Sérgio Cabral; do Prefeito Eduardo Paes; e do presidente da Cedae, Wagner Victer. “Este é um passo muito importante. E o Governo do Rio assume o compromisso de que, até 2016, 100% do esgoto do Rio de Janeiro será tratado”, garantiu Sérgio Cabral.

A Estação Alegria tem capacidade para tratar 2.500 litros de esgoto por segundo e beneficiará 1,25 milhão de habitantes de 19 bairros da cidade. “Esta inauguração faz parte de um plano amplo e mostra o engajamento do Governo do Estado e da Cedae na candidatura do Rio. É uma ação importante e fortalece nosso projeto, pois a área de meio-ambiente é fundamental para o Comitê Olímpico Internacional”, disse Carlos Luiz Martins.

O Prefeito Eduardo Paes ressaltou o trabalho conjunto dos três níveis de governo pelo crescimento do Rio de Janeiro. “Ações como esta representam uma conquista para a cidade. Trabalhando juntos, vamos fazer a cidade ainda mais maravilhosa”, disse Paes.

Em fevereiro, a Cedae dará início a outra ação importante para a candidatura do Rio de Janeiro: a despoluição do Canal do Cunha, outro ponto da Baía de Guanabara. O projeto terá investimento de R$ 200 milhões. “Esta obra também terá reflexos na candidatura olímpica. Nosso compromisso é limpar a Baía de Guanabara para ganhar mais espaços de lazer, turismo e esporte”, disse o Ministro Carlos Minc.

Nenhum comentário: