terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Metrô Ipanema chega à superfície do acesso da Teixeira de Melo

Créditos à Setrans-RJ

Ipanema

Restando 325 dias para a inauguração do metrô Ipanema, marcada para o dia 17 de dezembro, o secretário de Transportes, Julio Lopes, visitou na manhã desta terça-feira (27/01) a obra, que segue com o cronograma avançado. A grande novidade é a ligação do acesso da Teixeira de Melo com a rua. Além das obras estruturais e acabamento, restam apenas 3% para a conclusão das escavações.

No acesso da Teixeira de Melo, os operários estão finalizando as escavações para nivelar a altura do túnel de acesso da estação à rua, em seguida, serão abertos os canais de ventilação. O acesso à Sá Ferreira já teve 100% das escavações concluídas e está com 95% das obras de estruturas realizadas. A próxima etapa será o início do acabamento e a reurbanização da região, que vai devolver as características originais à rua Sá ferreira, acabando com os transtornos aos moradores. Em seguida, começará a instalação dos sistemas elétricos, escadas e elevadores.

As obras de estrutura das plataformas estão avançadas e a previsão é de que em março todo o mezanino seja concluído e chegue ao acesso da Jangadeiros. As plataformas já começaram a receber, também, as estruturas dos 16 elevadores para deficientes físicos. O Metrô Ipanema contará, ainda, com 13 escadas rolantes e seis esteiras.

Segundo Julio Lopes, a cada visita que realiza à obra é uma nova surpresa. O secretário destacou a beleza das estruturas das plataformas de acesso.

- Fiquei impressionado com a beleza da estação. Queremos encomendar um projeto de iluminação para que a estação fique ainda mais bonita e segura para os usuários. É importante ressaltar que foi realizado um planejamento que resultou no sucesso do andamento e na segurança da obra, pois nenhum acidente foi registrado – afirmou Julio Lopes.

Após realizarem as obras civis, que envolvem as escavações, concretagem e acabamentos das galerias, os operários começaram a trabalhar nas obras de sistemas auxiliares, que incluem a instalação dos sistemas elétricos e hidráulicos, montagem das escadas, esteiras e elevadores, sistemas de ventilação e outros equipamentos. Nesta etapa ocorrerá, também, a sinalização, eletrificação e implantação da via férrea.

O secretário de Transportes visitou também as obras do elevador que dará acesso do Metrô à comunidade do Cantagalo, em Ipanema, com previsão de conclusão para abril de 2010. A construção da Estação Ipanema do metrô, que receberá cerca de 80 mil passageiros por dia, é um dos principais projetos do Governo do Estado para o transporte público de passageiros.

Nenhum comentário: