domingo, 18 de janeiro de 2009

Fórum Urbano Mundial será realizado no Rio em 2010

Créditos à Renata Cruz

O governador Sérgio Cabral participou na tarde desta sexta-feira (16/1), no Palácio Laranjeiras, da primeira reunião sobre o Fórum Urbano Mundial (Un Habitat), realizado pelas Nações Unidas (ONU), que será realizado pela primeira vez na América Latina, no Rio de Janeiro. O encontro contou com a participação do ministro das Cidades, Márcio Fortes, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, do secretário de Estado de Habitação, Leonardo Picciani, e da diretora do escritório regional para a América Latina do Un Habitat, Cecília Martinez. O fórum será realizado dos dias 22 a 26 de março de 2010 e são esperados de dez a quinze mil participantes de todo o mundo.

- Como sede desse congresso, o Estado do Rio vai dar mostras práticas do que está sendo feito aqui e no Brasil para mudar o desenvolvimento urbano. No Rio, por exemplo, está acontecendo o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), com investimentos importantes para o Estado. São quase R$ 5 bilhões que serão usados na urbanização de favelas e solução de déficit habitacional, entre outras coisas. O Fórum será um ambiente de discussão teórica e prática, estruturado em mesas-redondas, palestras, reuniões plenárias e grupos de trabalho – afirmou o ministro, lembrando que questões como transporte, assentamentos e regularização fundiária também serão debatidas.

Segundo o secretário de Estado de Habitação, Leonardo Picciani, é uma honra para o Estado receber o Un Habitat.

- Além de expor o Rio de Janeiro para o mundo, este grande evento vai possibilitar a troca de experiências entre países e apresentação de soluções. No encontro de hoje, discutimos a integração das esferas municipal, estadual e federal na realização do evento e a definição da data de realização. A próxima reunião de trabalho acontece no dia 26 – informou.

Segundo a representante da ONU este é o fórum urbano mais importante do mundo, e sua realização no Rio é uma prova de que o estado tem muito a contribuir na área de habitação:

- Neste fórum buscamos sempre um tema e convidamos os experts mundiais para debaterem. Participam ministros, prefeitos, organizações civis, acadêmicas e setor privado. Os países terão área de exibição para mostrar trabalhos que estão sendo feitos – declarou Cecília.

Nenhum comentário: