sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Fashion Rio inspira-se na cultura da Lapa para lançar tendências do inverno 2009

Créditos à FIRJAN

Marina da Glória

Entre os dias 11 e 16 de janeiro, a moda brasileira caberá na Cidade Maravilhosa: o Sistema FIRJAN realiza, na Marina da Glória, a 14ª edição do Fashion Rio. Com o tema “Rio, Caleidoscópio Cultural Brasileiro”, esta edição apresentará os lançamentos das grifes para o outono-inverno 2009. Paralelamente, entre os dias 13 e 16, ocorre a 13ª edição da Bolsa de Negócios Fashion Business.

“O movimento da moda, sobretudo no Rio de Janeiro, é muito criativo. Nosso interesse é ampliar as oportunidades de trabalho para transformar a vida de muitas pessoas”, afirma Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema FIRJAN.

Esta edição traz uma homenagem à Lapa, um dos bairros que melhor traduz o estilo carioca sem perder a conexão com o inconsciente coletivo do povo brasileiro – que, por si só, já nasceu conectado com diversas culturas.

A cenografia é assinada pelo diretor de cinema Ricardo Nauenberg, que leva os Arcos da Lapa para dentro da Marina da Glória. A Lapa também é o tema da mostra de fotos feitas pelo diretor de desfiles Zee Nunes, retratando personagens do bairro.

Ainda dentro das homenagens à cidade, o Novo Velho Rio será o tema da exposição que ocupará o ateliê da estilista Bianca Graham Ferreira, com suas criações em moda masculina.



Fashion Business

Para promover o casamento entre passarelas e negócios, a 13ª edição do Fashion Business acontece paralelamente ao Fashion Rio, em formato pioneiro: além dos estandes das grifes, o evento conta com desfiles das coleções. Com mais de 90 expositores, é a maior bolsa de negócios da moda brasileira. Recebe mais de 10 mil visitantes e bate recordes sucessivos de vendas para os mercados interno e externo.

Nesta edição, no Espaço Internacional haverá uma vitrine de grandes marcas para ampliar a inserção internacional da moda brasileira. Outra novidade é o Salão Prêt-a-Porter Paris, que será recebido pelo Fashion Business em continuidade à parceria estabelecida pelo Sistema FIRJAN com a Fédération Française de Prêt-à-Porter. Grifes e novos criadores brasileiros apresentaram a moda primavera-verão 2009 no evento francês e, agora, grifes francesas, capitaneadas pelo presidente do Salão, Jean Pierre Mocho, mostrarão suas criações na bolsa de negócios.

Além disso, a gigante de entregas expressas FedEx promoverá um desfile inovador. Acesso à Moda Global apresentará as coleções de dois estilistas internacionais – Ashley Isham, de Singapura, e Rajesh Pratap Singh, da Índia – e da brasileira Fabiola Molina, recordista da Natação.


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