quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Estado, Prefeitura e BID assinam contrato para criação de BRT na Avenida Brasil

Créditos à Setrans-RJ

Avenida Brasil

Na manhã desta quinta-feira (29/01), o Governo do Estado, a Prefeitura do Rio e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinam um contrato para dar início ao projeto de estruturação do Corredor Expresso da Avenida Brasil. A solenidade será realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, e contará com a presença do governador em exercício do Estado, Luiz Fernando Pezão, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, do secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, do secretário Municipal de Transportes, Alexandre Sansão, e do diretor representante do BID, José Lupo.

O consórcio Systra-Setepla, vencedor da licitação internacional, será o responsável pela estruturação do Corredor Expresso Metropolitano do Rio de Janeiro, que vai ligar aos principais municípios da Baixada Fluminense ao Centro do Rio, através de faixas segregadas para ônibus.

Diversas cidades do mundo como Bogotá, Los Angeles, Londres e até mesmo São Paulo e Curitiba já utilizam o sistema de BRT para organizar e agilizar o tráfego em grandes corredores de transporte. Nestes sistemas, os ônibus articulados funcionam como um metrô sobre rodas. Para a cerimônia de assinatura foram convidados os prefeitos e secretários de Transportes dos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Queimados, Nilópolis, Belford Roxo, Mesquita e Nova Iguaçu.

Nenhum comentário: