terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Delegacia de Santa Teresa recebe prêmio internacional

Créditos à Carolina Bellei, do Núcleo Intranet

Santa Teresa

Na Rua Francisco de Castro, número 5, em Santa Teresa, está localizada uma das mais charmosas delegacias da cidade. A casa com muros de pedra tem grande área construída e fica em uma rua de paralelepípedos, com pouco movimento, no alto do bairro. Mas não é só por isso que a 7ª DP ganhou notoriedade no país. O posto policial conseguiu licença para ser delegacia apenas em 1979. Em 2001, a unidade passou a integrar o projeto Delegacia Legal. E no ano passado foi premiada por uma ONG holandesa, Altus Aliança Global, por ser a terceira delegacia brasileira com maior redução de criminalidade, em torno de 40%. Para o delegado titular, Marco Antônio Silva, que comanda uma equipe de cerca de 40 profissionais, este é o resultado de um trabalho de equipe.

- Esta era uma delegacia sem projeção. Hoje temos um espaço e somos considerados modelo – ressalta Marco Antônio.

O delegado, de 44 anos, trabalhou nove anos em unidades da Baixada e só então foi transferido para a região central da cidade, para se tornar o responsável pela 7ª DP - que abrange o bairro de Santa Teresa – da Rua Riachuelo até o Corcovado. Desde que está no cargo, há dois anos e meio, Marco Antônio aproveitou as características próprias do bairro para desenvolver um modelo de segurança integrado a outras forças e com a participação dos moradores. De quinze em quinze dias, há reuniões com a Associação de Moradores, o comando da Polícia Militar, Guarda Municipal e Prefeitura para debater as questões da área e apresentar os resultados do período.

- Repasso para a comunidade as estatísticas atuais de criminalidade e outras ações são discutidas. Chamamos de Operação Integração, que reúne diversas forças com o objetivo de manter a ordem. Com prevenção, há menos registros e ocorrências. E todos ganham com isso, principalmente a população – conclui o delegado.

Desde 2007, a delegacia está informatizada e conseguiu desburocratizar todo o registro de inquéritos policiais. Os documentos são arquivados no sistema e mesmo que a papelada desapareça é possível acompanhar e monitorar todo o processo on line. Com isso, é possível agilizar e manter um contato direto com o Ministério Público. A delegacia foi escolhida para ser modelo da Delegacia Virtual. Hoje, apenas a 9ª DP (Catete) foi modernizada, mas a previsão é de que o sistema seja implementado nas demais unidades.

- Todos os inquéritos e procedimentos estão informatizados. Para pedir um aumento no prazo com o MP, por exemplo, todo o processo poderia durar até um ano. Agora o canal é direto. Quase que imediato. É uma desburocratização do serviço público, por onde ainda é possível verificar a produtividade dos funcionários. O trabalho ainda está sendo feito, mas já é um sinal de que estamos no caminho certo, com política de integração e transparência no trabalho.

Nenhum comentário: