segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Ação da operação Choque de Ordem causa confusão na Barra

Créditos à JB Barra e Rio Notícias Agora

Barra da Tijuca

A operação Choque de Ordem, realizada por funcionários da prefeitura para coibir depósitos ilegais na Praia da Barra, nesta segunda-feira, teve seis ambulantes presos por desacato, desobediência e resistência à prisão. Na altura do condomínio Alfa Barra, houve confusão no momento em que os fiscais recolhiam material dos camelôs, como cadeiras e barracas de praia, e apreendiam veículos que serviam ilegalmente de depósito de mercadorias. Os ambulantes chegaram a jogar as cadeiras com violência nos fiscais da prefeitura e na pista da Avenida Sernambetiba, sentido São Conrado, que ficou com o trânsito interrompido por alguns minutos.

- Desde que começamos com as operações, há duas semanas, este foi o primeiro episódio de enfrentamento – disse Alex Costa, subsecretário municipal de Integração e Controle Urbano. - Já esperávamos esse tipo de reação, já que o trecho onde ocorreu o incidente é um grande foco de desordem urbana.

As seis pessoas detidas foram levadas para a 16ª DP (Barra). Cerca de 40 guardas municipais, 20 fiscais da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) e subprefeitura da Barra, com apoio de 15 reboques, participaram da ação para coibir os depósitos ilegais na orla e flanelinhas que utilizavam coletes de guardadores de carro sem estarem portando o talão. Trabalhando irregularmente, eles alegaram que não receberam o talonário na manhã de hoje, porém, cobravam dinheiro dos motoristas.

- Os banhistas estacionavam de boa fé e ficavam sem qualquer cobertura, pois não recebiam o talão – contou o delegado, Carlos Oliveira, subsecretário de Operações da Seop, que também acompanhou a operação. – Não multamos os motoristas hoje, mas tomaremos providências para que os talões voltem a ser entregues.

A operação Choque de Ordem na orla da Barra causou polêmica entre os freqüentadores que presenciaram as ações da prefeitura.

- Não concordo com a repressão sobre quem está alugando cadeiras e barracas. Eles estão trabalhando e não roubando – reclamou a moradora da Barra Cintia Nunes.

Alguns quiosqueiros apoiaram a ação dos agentes da Seop e denunciaram que sofrem ameaças de flanelinhas.

- Trabalho no quiosque e chego cedo com meu carro para estacionar. Tenho dificuldades em estacionar o veículo na vaga, já que o guardador diz que meu carro fica parado o dia inteiro e não permite uma rotatividade na vaga. O flanelinha diz que, desta forma, arrecada menos. Às vezes, ele coloca outro carro atravessado impedindo minha entrada na vaga. Sequer ele me dá talão quando estaciono. É um absurdo – denunciou Raimundo Lima, quiosqueiro que trabalha entre os Postos 7 e 8.

A Seop fechou o balanço parcial da operação realizada na manhã desta segunda-feira (das 9h30 às 12h) na Barra. Foram 12 veículos rebocados para o depósito em Manguinhos, sendo oito Kombis; seis pessoas detidas por desacato, resistência e desobediência; três flanelinhas conduzidos para averiguação na 16ª DP. Também foi apreendida uma quantidade de cadeiras e barracas de praia.

Nenhum comentário: