sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Agricultura e municípios se unem pela defesa agropecuária no estado

Créditos à SEAPPA-RJ

Rio de Janeiro

Começa nesta terça-feira (03/02), por Barra Mansa, no sul fluminense, a série de encontros que a Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual de Agricultura realizará com as Secretarias Municipais de Agricultura para traçar ações conjuntas para o controle sanitário, transito de animais e vegetais e atualização de cadastro de propriedades rurais, entre outros.

Na ocasião, estarão presentes os representantes dos municípios de Resende, Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda, Piraí, Rio Claro, Itatiaia e Pinheiral, área abrangida pela Coordenadoria Regional de Defesa Agropecuária de Barra Mansa.

Durante as reuniões serão discutidas as parcerias com os municípios para controle de doenças como Raiva dos Herbívoros, Brucelose, Tuberculose e Anemia Infecciosa Equina. Nesse item está incluído o planejamento para a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa (etapa Maio/2009).

– A participação das prefeituras é fundamental para o controle e erradicação dessas doenças, afirmou Paulo Henrique Pereira de Moraes, Coordenador de Defesa Sanitária Animal da secretaria.

Através de convênio, será proposto aos municípios que não possuem Núcleo de Defesa Agropecuária, a instalação de um Posto Municipal de emissão de GTA (Guia de Trânsito Animal). A medida irá beneficiar criadores que hoje necessitam se deslocar até outro município, para a emissão do documento. – Atualmente já temos postos municipais em funcionamento com resultados bastante satisfatórios – enfatizou o coordenador.

A atualização do cadastro de propriedades rurais nos municípios também poderá ser resultante dessa parceria. Permitirá aos secretários conhecer melhor as propriedades e os rebanhos de seu município.

De acordo com o superintendente estadual de Defesa Agropecuária, Flávio Tavares, a atualização dessas informações é o principal objetivo, pois é a base para a elaboração de todas as ações pertinentes à defesa agropecuária.

O encontro em Barra Mansa tem início às 14 horas e será realizado na Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Barra Mansa, no centro da cidade. No dia seguinte (04/02), a reunião ocorrerá em Três Rios, com os municípios abrangidos pelo Regional de Defesa Agropecuária de Barra do Piraí. Os demais Regionais já têm agendado as seguintes datas no mês de fevereiro para as reuniões: Cordeiro, no dia 10; Itaocara dia 11, Campos dos Goytacazes no dia 17 e Rio de Janeiro e Niterói, no dia 18.

Nenhum comentário: