sábado, 13 de dezembro de 2008

Prédio Anexo do Palácio Guanabara de cara nova em 2009

Por Marcelle Colbert, do Núcleo Intranet

Palácio Guanabara

Melhorar a qualidade de vida dos servidores públicos. Esse é o principal objetivo da Superintendência de Engenharia e Manutenção da Secretaria da Casa Civil, responsável pelas reformas do Prédio Anexo do Palácio Guanabara. As intervenções, iniciadas em novembro e previstas para serem concluídas em junho de 2009, incluem restauração da fachada, recuperação de pisos, adequação dos mobiliários, novo sistema de ar-condicionado e conserto de forros.

- O edifício estava com a ambiência totalmente comprometida e não passava por reformas há mais de 30 anos. Pretendemos modernizar as partes hidráulicas e elétricas, os banheiros e o layout dos espaços. As áreas de trabalho serão separadas por biombos e as mobílias obedecerão aos padrões do Ministério do Trabalho no que diz respeito à ergonomia. Queremos oferecer aos funcionários um ambiente confortável para que possam produzir melhor - explica o subsecretário de Gestão da Casa Civil, Marco Antônio Horta.

Em breve, os servidores estaduais ganharão novos espaços. O prédio abrigará um restaurante e uma cafeteria, que substituirão o restaurante da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). A partir de 2009, o Quiosque do Palácio Guanabara também oferecerá lanches.

As novidades não param por aí. O projeto de restauração do Prédio Anexo inclui ainda a construção de uma sala de reunião para o governador Sérgio Cabral e seu secretariado, recuperação do auditório do edifício, modernização da recepção e novas áreas para a realização de reuniões. As obras, orçadas em R$ 6,5 milhões, beneficiarão funcionários da Casa Civil, da Secretaria de Governo e da Subsecretaria Militar.

- O espaço atual acomoda cerca de 70 servidores por andar. Com as intervenções, os pavimentos poderão abrigar até 150 pessoas - afirma a superintendente de Engenharia e Manutenção, Isabel Cristina Andrade.

O governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria da Casa Civil, está desenvolvendo também o projeto de restauração do Palácio Guanabara. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre do próximo ano. A revitalização recuperará telhados, banheiros, áreas de infiltrações, rotundas e os jardins. Além dessas intervenções, a pasta está realizando obras de modernização e segurança no heliponto.

Guanabara em clima de Natal

O Palácio Guanabara já está em clima de Natal. Para celebrar a data, a Superintendência de Engenharia e Manutenção está decorando o palacete com enfeites natalinos e iluminação especial. A decoração embelezará a sede do governo do Estado do Rio de Janeiro até o fim do ano.

Nenhum comentário: