terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Peça premiada no Brasil e EUA inaugura Teatro de São Pedro da Aldeia

Créditos ao site da Prefeitura de São Pedro da Aldeia

Teatro de São Pedro da Aldeia

Para prestigiar a inauguração do maior teatro da região, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o Governo do Estado trazem a peça “Eu Sou Minha Própria Mulher”, vencedora de todos os prêmios de teatro do ano de 2007 do Rio de Janeiro, dentre eles, o prêmio Shell ao seu ator, Edwin Luisi, como o melhor da categoria em 2007.

Restrita a convidados, a apresentação será na sexta-feira, dia 19/12, após a inauguração oficial do Teatro Municipal Átila Costa, presidida pelo prefeito Paulo Lobo. “Entregaremos uma casa digna de aplausos, criando novas possibilidades para oferecer à nossa população enriquecimento cultural e desenvolvimento artístico”, destacou o prefeito.

A peça “Eu Sou Minha Própria Mulher” é um espetáculo teatral com um histórico notável. Começou sua temporada no circuito off-Broadway, em Nova York, em 2003, e depois encantou o público exigente da Broadway, onde fez mais de 400 apresentações na temporada 2004/2005, todas lotadas. A peça viajou pelos EUA e por vários países sempre com muito sucesso, sendo ovacionada pela crítica conquistando, inclusive, todos os principais prêmios do teatro americano, em 2004, dentre eles: o prêmio Pulitzer Prize (o mais importante prêmio literário dos EUA), como melhor drama; o prêmio Tony Awards (prêmio máximo do teatro americano) como melhor peça e melhor ator; o prêmio Lucille Lortel, como melhor espetáculo e melhor cenário; o prêmio Outer Critics Circle, como melhor peça Broadway e melhor ator e o prêmio Drama League, como melhor produção.

No Brasil, “Eu Sou Minha Própria Mulher” também faturou importantes prêmios como, por exemplo, o prêmio Contigo Teatro de melhor ator de 2007; o prêmio Qualidade Brasil, de 2007, em três categorias, de melhor ator, melhor direção e melhor espetáculo; Prêmio Shell de 2007, como melhor ator e sendo considerada pelo Jornal O Globo, como uma das melhores peças de 2007.

A Peça “Eu Sou Minha Própria Mulher”

Trata-se da história verídica da simpática alemã Charlotte Von Mahlsdorf, que nasceu e cresceu na Alemanha Oriental, montando e preservando um museu fantástico e mantendo um cabaré clandestino no porão desse museu, durante os regimes de repressão. Uma personalidade comovente, alegre e adorável, que se tornou uma celebridade nos anos 80. O museu existe até hoje em Berlim e está aberto à visitação pública.

Charlotte von Mahlsdorf nasceu em 1928, e viveu toda a sua vida sem tirar as longas saias e seu colar de pérolas. Charlotte era, na verdade, Lothar Berfeld, um homem que desde a sua adolescência se travestia de mulher.

Morta há seis anos, sua vida é tema dessa peça, baseada numa série de entrevistas que ela concedeu ao autor Doug Wright, que ficou fascinado pela sua história. No palco, essa incrível trajetória é contada por um único ator (Edwin Luisi) que, sozinho em cena, sem sair do palco, sem truques, interpreta mais de vinte personagens que cruzaram a vida de Charlotte.

Escrito pelo autor Dough Wright, O espetáculo conta com a direção de Herson Capri e Susana Garcia; cenário e figurino de Marcelo Marques; iluminação de Paulo César Medeiros; trilha Sonora de Jerry Marques; Programação Visual de Duddu Rodrigues e Produção de Norma Thiré.

O Teatro Municipal Átila Costa

Seguindo um moderno projeto arquitetônico, o primeiro Teatro de São Pedro da Aldeia tem uma área total de 1.330m² dentro do Parque Municipal Waldyr Lobo, no bairro Nova São Pedro. O teatro possui um “palco italiano”, com 14X8m, que oferece ótimas condições de visibilidade e acústica e permite todas as transformações cênicas exigidas pela ação. Além de uma área para guardar cenários, os artistas poderão usufruir de camarins amplos e refrigerados e ainda de várias salas para ensaios e oficinas.

A platéia dispõe de 404 lugares, ar condicionado central silencioso, assentos confortáveis e especiais para pessoas obesas, espaço para cadeirantes e portadores de necessidades especiais, assim como rampas de fácil acesso. O salão de entrada é amplo e pode abrigar exposições de artes plásticas.

A sonorização e a iluminação cênica são de responsabilidade de Pablo Rodrigues que desenvolveu um sistema moderno, integrado perfeitamente ao projeto teatral, possibilitando a montagem de qualquer tipo de espetáculo. Já a caixa cênica do teatro aldeense está sob a responsabilidade do grande cenógrafo brasileiro José Dias que, dentre outros projetos, é o consultor técnico responsável pela reforma da principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, assim como o recém-inaugurado Teatro Oi Casa Grande (Leblon).

A parte estrutural do projeto, assim como a obra propriamente dita, executada pela empresa Terpavi Terraplanagem e Pavimentação Ltda, está em conformidade com todas as exigências dos órgãos competentes.

O Teatro Municipal terá o nome de Átila Soares da Costa em homenagem ao procurador geral de três governos municipais, escritor e compositor aldeense que faleceu em 2006. Considerado um marco também para a região da Costa do Sol, o Teatro é uma das grandes realizações da administração do prefeito Paulo Lobo. “Desejávamos criar um espaço destinado ao desenvolvimento artístico aqui na nossa cidade. Agora é uma realidade concretizada, com a possibilidade de oferecer enriquecimento cultural e estímulo educacional e vocacional para os jovens, funcionando como um importante agente social, além de servir como um pólo multifuncional, servindo, inclusive, por exemplo, como Centro de Convenções”, salientou o prefeito, acrescentando que o teatro promete se transformar em um grande pólo cultural para toda a população aldeense, com a apresentação de grandes companhias teatrais, cursos e oficinas para os amantes das Artes.

Nenhum comentário: