sábado, 27 de dezembro de 2008

O maior réveillon do Brasil

Créditos ao site Oficial Rio 2016

Copacabana receberá cerca de dois milhões de pessoas na noite de réveillon, que assistirão à queima de fogos e à contagem regressiva na Roda Rio 2016

Ano Novo em Copacabana

A principal festa de réveillon do Rio de Janeiro ocorre na Praia de Copacabana. O bairro receberá cerca de dois milhões de pessoas que assistirão à tradicional queima de fogos. A novidade deste ano é a contagem regressiva para virada do ano que será projetada na Roda Rio 2016 – uma roda-gigante montada no Forte de Copacabana, que é um símbolo da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

A confraternização já é uma das marcas registradas do réveillon carioca, que por isso atrai turistas nacionais e internacionais. Pessoas de todas as classes sociais e crenças convivem de forma harmoniosa à beira-mar. É costume dos brasileiros usar roupas brancas e fazer pedidos para o ano que chega.

Este ano, o público assistirá a 20 minutos de queima de fogos com o tema “os quatro elementos da natureza”, além de shows de samba. Todos os anos a festa ocorre em clima de paz. A segurança do público é a prioridade da organização, que também toma providências para que locomoção das pessoas seja realizada da melhor forma possível. Esse know-how faz do Rio de Janeiro uma cidade apta a produzir e receber grandes eventos.

Os cariocas sempre se reuniram na praia de Copacabana na virada do ano, mas em meados da década de 70, o antigo hotel Le Méridien, teve a iniciativa de promover uma queima de fogos que descia do topo do edifício em forma de cascata. Esse ato incentivou, na década de 80, a hotelaria e os restaurantes da orla, em conjunto com a Prefeitura, a promover um espetáculo mais grandioso. Desde então, o bairro de Copacabana recebe ainda mais pessoas, que se reúnem num só objetivo: saudar a chegada do Ano Novo e esperar que ele seja melhor do que o que passou.

O clima de confraternização ocorrerá em mais oito regiões da cidade. Na Barra da Tijuca, bairro que abriga várias instalações esportivas, a festa também será grandiosa. A queima de fogos será realizada na cobertura de hotéis, com duração de 15 minutos e a música eletrônica será o ritmo da noite.

Outros bairros da cidade também contarão com festas de réveillon e queimas de fogos. Moradores de Ramos, Penha, Ilha de Paquetá, Pedra de Guaratiba e Ilha do Governador dançarão ao som de diversos ritmos.
A Roda Rio 2016 será aberta ao público dia 2 de janeiro e funcionará até o dia 1° de março, data do aniversário da cidade do Rio de Janeiro. O evento contará com diversos espaços em que o público poderá conhecer mais dos projetos da candidatura Rio 2016, além de bares.

Nenhum comentário: