terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Itália troca experiência técnica com Secretaria de Habitação

Créditos à Secretaria de habitação

Centro do Rio de Janeiro

Uma carta de intenções foi celebrada no último dia 12 entre a secretaria de Habitação, a Cehab-RJ e entidades italianas (Agência Territorial para a Casa de Turim – ATC — e Região Piemonte), para desenvolver um modelo de gestão para locação social na área central da cidade do Rio de Janeiro. Segundo o secretário de Habitação, Noel de Carvalho, as experiências realizadas em Turim, na Itália, na requalificação de áreas urbanas, com a utilização de imóveis públicos vazios ou sub-utilizados, podem ser aproveitadas para a realidade das grandes cidades brasileiras, em especial o Rio de Janeiro.

— Afinal, no Rio temos um déficit estimado de um milhão de moradias. Precisamos encontrar outras soluções, uma delas é a recuperação de edifícios abandonados no centro. Nossa intenção é reabilitar os imóveis, promovendo a necessária diversidade social na revitalização do centro do Rio e dar continuidade ao programa “100 Cidades”. Este programa consiste na cooperação descentralizada dos governos brasileiro e italiano, onde foram definidos vários eixos temáticos, dentre os quais, no âmbito do Ministério das Cidades, o da locação social e os seus modelos de gestão — afirmou o secretário Noel de Carvalho.

O presidente da Cehab-RJ, Luiz Fernando Anchite, quer aprofundar o programa de intercâmbio com a Itália e acredita que a atuação das duas esferas governamentais e o ótimo relacionamento do governador Sérgio Cabral com o presidente Lula indicam uma nova realidade para a habitação popular.

A delegação italiana, chefiada pelo Vice-presidente da ATC de Turim, Stefano Passaggio, Ezio Garelli e Giuseppina Franzo, da Região Piemonte, acompanhados por técnicos da SEH, Iterj e Cehab-RJ, visitaram os próprios do estado, prédios abandonados e ocupados irregularmente, com a finalidade de conhecer os imóveis que poderão se transformar em empreendimentos habitacionais de qualidade para a população de baixa renda.

Nenhum comentário: