domingo, 14 de dezembro de 2008

Governo inaugura a nova Delegacia Especial de Apoio ao Turismo

Créditos ao programa Delegacia Legal

Centro do Rio visto da Ilha Fiscal

O Governo do Estado, através do Grupo Executivo do Programa Delegacia Legal, (órgão vinculado à Secretaria de Obras), entrega nesta terça-feira (16/12), às 16h, as obras de reforma das instalações da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat). As obras, além de melhorar as condições operacionais da Deat, também visam garantir mais conforto aos turistas que necessitarem dos serviços da unidade policial durante as festas de Réveillon e no período do Verão. Foram investidos R$ 898.011,07 nas obras da unidade policial.

A solenidade será presidida pelo governador Sérgio Cabral e contará também com a participação do vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão; do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame; do chefe de Polícia Civil, Gilberto Ribeiro; do coordenador do Programa Delegacia Legal, César Campos e do delegado Fernando Veloso (DEAT).

A DEAT (Av. Afrânio de Melo Franco, s/nº), que foi inserida no Programa Delegacia Legal em dezembro de 2004, conta com uma área total construída de 728.60m², distribuídas em dois pavimentos, sendo o primeiro com 329.80m² e o segundo com 398.80m². Na unidade foram realizadas várias intervenções, entre elas a demolição de escadas e banheiros, além do reforço na estrutura em função das alterações no projeto arquitetônico.

A novidade desta obra foi a criação de uma sala especial para que os turistas recebam o primeiro atendimento e possam esperar confortavelmente pelas autoridades do Consulado de seu país. Nesta nova sala foram instaladas poltronas e mesa para apoio aos turistas e autoridades consulares.

– Esta obra vem de encontro com a política de turismo do Governo do Estado, que busca criar mecanismos que ajudem a melhorar a imagem da cidade perante o turista estrangeiro e nacional – comentou César Campos, coordenador do Programa Delegacia Legal.

Além dos novos ambientes, a DEAT é composta por setor de investigação preliminar e de seguimento, além de salas de custódia, sala para delegado, copa, sala de repouso e sanitários para policiais e público, com adaptação para usuário de cadeira de rodas. No primeiro pavimento da nova unidade policial, também foi instalada uma sala de custódia com cela especial para jovens infratores, junto às custódias destinadas aos adultos. Já no segundo pavimento, foi construída uma Sala do Grupo de Investigação Complementar (GIC), que vai trabalhar em conjunto com a investigação de segmento.

Seguindo a nova proposta do Programa Delegacia Legal, a nova unidade da DEAT terá uma Sala de Interceptação Telefônica - SIT (degravação) para monitoramento de áudio e vídeo com a função de auxiliar nas investigações. Serão instaladas SIT em todas as delegacias legais do Estado do Rio de Janeiro.

Todas as delegacias legais são informatizadas e conectadas a uma Central de Dados que armazena todos os registros de ocorrências, permitindo a circulação dessas informações. Não há carceragens. As delegacias possuem estrutura e design modernos e são administradas por um síndico, para que os policiais apenas se ocupem das investigações dos crimes.

- O Grupo Executivo do Programa Delegacia Legal, que conta atualmente com 107 unidades implantadas, prepara-se para uma nova fase. O Governo do Estado autorizou contratar operação de crédito no valor de R$ 157 milhões, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para conclusão do Programa. Os recursos vão garantir a implantação das delegacias distritais e das especializadas, casas de custódia, Postos Regionais de Polícia Técnica, nova sede do Instituto de Criminalista Carlos Éboli (ICCE), da Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência em São Gonçalo e da Cidade da Policia – comemorou César Campos.

Nenhum comentário: