terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Cedae conclui mais uma obra para despoluição da Baía

Créditos à Nova Cedae

Baía de Guanabara

A Nova Cedae concluiu hoje mais uma grande obra de engenharia do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG): a interligação de dois troncos coletores que viabilizarão, no futuro, por ocasião da conclusão das obras do PAC, a retirada de cerca de 500 litros de esgoto por segundo do Complexo do Alemão, na Zona da Leopoldina.

A obra foi iniciada em agosto deste ano após a chegada de uma perfuratriz subterrânea de alta tecnologia (Shield), utilizada pela Cedae para o assentamento dos troncos. Com o equipamento, a Cedae fez a interligação do tronco coletor de esgotos que vai da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Alegria, no Caju, até a Avenida Brasil, com outro tronco coletor que segue da própria Avenida Brasil até o Canal do Cunha.

- A obra de interligação foi realizada na Avenida Brasil, altura da Linha Vermelha, numa extensão de 110 metros, escavando um túnel de dois metros de diâmetro, a 10 metros de profundidade. Os investimentos foram da ordem de R$ 3 milhões. A máquina utilizada era a única no Brasil capaz de perfurar um túnel com esse diâmetro. Toda a obra foi executada por intermédio do método não destrutivo, que não causa transtornos na superfície da via - explicou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Também na linha do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara a Cedae está finalizando o tratamento secundário da Estação Alegria, no Caju, que será inaugurado até o final de Janeiro de 2009. A estação vai retirar e tratar 2.500 litros de esgoto por segundo da Baía de Guanabara.

Nenhum comentário: