segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Cabral inaugura CVT da Construção em Mesquita

Créditos à Rafael Masgrau

Rio de Janeiro

O governador Sérgio Cabral e o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, inauguraram nesta segunda-feira (15/12) o 11° Centro Vocacional Tecnológico do Estado do Rio. O mais novo CVT, localizado em Mesquita, na Baixada Fluminense, vai oferecer 1.200 em oito cursos - apontador de obra, armador, encanador, bombeiro hidráulico, carpinteiro de formas, eletricista predial, ladrilheiro, pedreiro e informática básica profissional – na área da construção civil durante o ano de 2009.

O novo CVT está instalado em um prédio reformado e ocupa uma área de 790 m2, sendo 250 m2 de laboratórios e oficinas. O investimento do Governo do Estado no CVT foi de R$ 514 mil. A unidade também vai oferecer, a partir do segundo semestre de 2009 o curso de técnico em edificações, na modalidade subseqüente, para quem já concluiu o Ensino Médio.

- Esta unidade é uma vitória para a Baixada Fluminense, para a população de Mesquita. A partir de janeiro, mais de mil pessoas passarão pelo CVT da Construção e isso é muito importante porque temos uma demanda de obras muito grande, principalmente na Baixada e na capital com o PAC. Queremos que o trabalhador de Mesquita seja beneficiado, e a exigência para tanto é mínima: 18 anos e o 5° ano completos. Esta é uma oportunidade democrática e gratuita - comemorou o governador, lembrando que o CVT Mesquita é a primeira escola técnica pública da história do município.

Os Centros Tecnológicos Vocacionais, administrados pela Faetec em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, foram criados com o objetivo de dar capacitação profissional e tecnológica nas regiões onde estão localizados.

O município de Mesquita é um dos que estão incluídos no projeto de construção do Arco Metropolitano, que visa ampliar a acessibilidade aos portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro, bem como favorecer o desenvolvimento dos municípios da região cortados pela via e que, ao longo de sua realização, vai gerar mais de 60 mil empregos diretos e indiretos.

Por isso, a Faetec focou a vocação do CVT Mesquita na formação de profissionais especializados no setor de construção civil, oferecendo educação profissional em consonância com as novas tecnologias, tornando-o um centro para a construção de conhecimentos e habilidades.

A Faetec já inaugurou, desde 2007, os CVTs de Santa Cruz e Quintino, na capital; Saracuruna, Parque Muisa, São João de Meriti, Belford Roxo e Olavo Bilac, na Baixada, Resende, na Região do Médio Paraíba, e Bom Jardim, na Região Serrana.

Todos os CVTs estão ligados ao Programa de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, do governo federal, e têm como objetivo propiciar formação profissional, levando em conta a vocação e os arranjos produtivos das regiões onde estão localizados.

Também estiveram presentes à solenidade, entre outros convidados, o presidente da Faetec, Nélson Massini; a coordenadora pedagógica geral dos CVTs, Leila Gelelete; o coordenador do CVT Mesquita, Miguel da Fonseca Amaral Ribeiro; o prefeito de Mesquita, Artur Messias; o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão; o secretário de Transportes, Julio Lopes; e o senador Francisco Dornelles.

Nenhum comentário: