A secretária do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, foi eleita por aclamação nesta terça-feira (31/03), presidente do Comitê para integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap). O órgão reúne 60 membros com representantes da União e dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Os presidentes da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto Estadual do Ambiente do Rio (Inea), respectivamente, José Machado e Luiz Firmino Martins, participaram da posse de Marilene Ramos e de todos os demais membros do Ceivap para o biênio de 2009/2011.
O evento ocorreu durante a segunda reunião extraordinária do Ceivap realizada no Hotel City Park, em Penedo, no Médio Paraíba Fluminense. O Ceivap é integrado por 180 municípios, dos quais 88 de Minas; 53 do Rio de Janeiro; e 39 de São Paulo.O Rio Paraíba do sul abastece 70% da população do Estado do Rio.
Ao tomar posse, Marilene fez discurso emocionado no qual prometeu criar um importante programa de saneamento para a bacia do Paraíba do Sul. Para isso, garantiu que vai buscar recursos com os ministros do Meio Ambiente,Carlos Minc e das Cidades, Marcio Fortes.“Vamos unir os proprietários rurais. Precisamos plantar árvore. Afinal existe o crédito de carbono”, disse a nova presidente do Ceivap, acrescentado que, para uma boa gestão, é preciso que os membros dos órgãos se reúnam com freqüência mesmo que seja por meio teleconferência.
Ela tem como meta ainda integrar prefeitos dos três estados para que, juntos, discutam uma agenda positiva relacionada à política de gestão dos recursos hídricos. Durante o evento, foram apresentadas a situação da gestão da bacia do Rio Paraíba do Sul por Ana Carolina Miranda Lopes de Almeida, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas; por José Roberto Schmidt, gerente da Companhia de Tecnologia e de Saneamento Ambiental de São Paulo; e por Luis Firmino, presidente do Instituto Estadual do Ambiente do Rio.
O presidente da ANA disse que o momento é importante porque a renovação oxigena o processo de gestão de água. “O Ceivap ganhou experiência e agora tem novos desafios”, afirmou ele, acrescentando que é preciso ter espírito público para o avanço do sistema de água.
Com Marilene Ramos, assumiu o vice-presidente Bruno Gurgel, de São Paulo; e a secretaria-executiva Maria Aparecida Vargas, de Minas Gerais. A Bacia do Paraíba do Sul representa, segundo seus membros, 10% do PIB nacional.
Além de representantes de prefeituras dos três estados, também estiveram presentes ao evento o presidente do Conselho de Administração Wagner Soares Costa e o diretor Edson Fugita, ambos da Associação Pró Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), além da diretora de Gestão das Águas e do Território do Inea, Rosa Formiga, e Fátima Casarin, membro suplente do Ceivap.
Nenhum comentário:
Postar um comentário