segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Rio Caleidoscópio Cultural Brasileiro é o tema do Fashion Business

Créditos ao site do Governo do Rio de Janeiro

Marina da Glória

Pela décima terceira vez, o Rio de Janeiro acolhe, até o dia 16 de janeiro, o evento oficial da moda brasileira, o Fashion Rio/ Fashion Business, que será realizado na Marina da Glória. Com o tema Rio Caleidoscópio Cultural Brasileiro, o evento apresenta o que estará nas vitrines das próximas estações.

Paralelamente, os negócios serão realizados no Fashion Business entre grifes e lojas multimarcas do Brasil e do exterior e designers, produtores e pólos de moda do Rio de Janeiro e de diversos outros estados brasileiros – que serão levados sob a coordenação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Seguindo o tema central da 14ª edição do Fashion Rio, Rio Caleidoscópio Cultural Brasileiro, o Espaço Sebrae mostrará a diversidade e a democracia cultural da cidade - de todos os tempos, de todas as tribos e das diversas manifestações sociais e culturais. O objetivo é proporcionar aos convidados um mergulho no universo das influências culturais, sociais e geográficas existentes no Rio de Janeiro e que refletem a vida carioca.

O espaço é inspirado em uma sala de projeção, com paredes repletas de informações. Palavras que refletem as influências das cinco regiões do Brasil e que se misturam no dia-a-dia do carioca. Uma tela de projeção funcionará em “looping”, com imagens e cenas cariocas que fizeram a história da cidade do Rio de Janeiro. O grafismo das imagens projetadas remeterá ao público a sensação de estar diante de um grande caleidoscópio. Povo, cultura, geografia, sociedade, cores, formas e comportamento que se fundem e permitem a inspiração carioca, transformando-se em diversas possibilidades. No Espaço Sebrae haverá, ainda, uma programação de eventos e a edição diária do jornal Correio da Moda.

Em sua 13ª edição, o Fashion Business ocorrerá em paralelo ao Fashion Rio, de 13 a 16 de janeiro, também na Marina da Glória. A tradicional e conceituada bolsa de negócios acontece com o objetivo de apresentar as coleções de outono/inverno 2008 dos mais de 200 expositores repersentados pelos pólos de moda, designers e produtores de moda – levados pelo Sebrae – para as grifes e lojas multimarcas nacionais e estrangeiras.

São esperados, além de mais de 10 mil visitantes, 200 compradores de multimarcas de todo o país e 30 internacionais. As peças compradas viajarão para os mais variados lugares do Brasil e do mundo, em pelo menos 15 países de quatro continentes. O Fashion Business abriga os mais variados segmentos – moda feminina, masculina, casual, street wear, festa, praia, lingerie e acessórios , jóias, bijuterias, bolsas e calçados. E, desta vez, a grande novidade da bolsa de negócios sairá dos estandes para as passarelas, onde haverá os desfiles das coleções.

- O Brasil é lançador de tendências e reconhecido em todo o mundo. Uma vez mais, estaremos no Fashion Business para apoiar, incentivar e ampliar o acesso aos mercados nacional e internacional das MPE brasileiras da cadeia produtiva da moda - afirma o diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Sergio Malta.

O Sebrae no evento – Além do Espaço Sebrae, a entidade levará os pólos nacionais e estaduais e estará presente em um estande de 30m², que será uma espécie de Balcão Sebrae avançado. Nele, dois orientadores prestarão consultorias e atendimento ao público – visitantes e expositores – sobre abertura ou desenvolvimento de negócios: planejamento, abertura e legalização de um negócio, tributos, linhas de crédito, capacitação empresarial, franquias e consultoria empresarial.

Outros dois orientadores de negócio circularão no evento, divulgando atendimento no estande e os produtos e serviços que o Sebrae/RJ oferece. O atendimento ocorre nos dias 11 e 12 de janeiro, das 14h às 21h, e de 13 a 16 de janeiro, das 10h às 21h. Os clientes atendidos concorrerão ao sorteio de vales-curso do Sebrae/RJ - dois voltados para expositores e dez para o público em geral.

O Sebrae levará pólos de moda de cinco estados – Pará, Goiás, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Paraná – e sete do Rio de Janeiro. Os pólos fluminenses são compostos por Nova Friburgo, Petrópolis, Noroeste, Sul Fluminense, Niterói, São Gonçalo e Campos, além dos estandes dos Arranjos Produtivos Locais (APL) de Calçados e Acessórios, do bairro Imperial de São Cristóvão, Têxtil e de Jóias (Ajorio). Outros dois estandes serão o do Empreendedorismo Social – que reunirá artesãs de comunidades de baixa renda – e o para jovens estilistas do Rio de Janeiro.

Os números da moda – Na edição passada de outono/inverno, ocorrida em janeiro de 2008, 10,5 mil pessoas visitaram o Fashion Business, nos quatro dias de evento, entre eles compradores de lojas multimarcas de todo o Brasil e 91 internacionais, de 26 países. Foram registrados R$ 370 milhões em vendas para o mercado interno, aproximadamente 12% a mais do que a edição outono-inverno anterior. Já as exportações tiveram aumento de 10% e atingiram US$ 15,5 milhões.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção - Abit, 30 mil empresas compõem o setor têxtil, que emprega diretamente 1,65 milhão de pessoas. No período de 2004/ 2010, a previsão é de que o segmento exporte US$ 8 bilhões. Anualmente, são confeccionadas 7,2 bilhões de peças de vestuário. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de índigo e o terceiro de malha. Mas o grande consumidor da produção nacional (93%) é mesmo o mercado interno.

O Fashion Rio é realizado pelo Sistema Firjan, organizado pela Dupla Assessoria, com o apoio do Sebrae e da Abit - por meio do Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira (Programa Texbrasil), criado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil). E o Fashion Business, além dessa parceria, conta, ainda, com o patrocínio do INPI, do BNDES e da FedEx.

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