terça-feira, 16 de junho de 2009

Secretário faz palestra sobre duplicação da BR-101 e programa Rio-Estado da Bicicleta

Créditos à SETRANS-RJ

Convidado pela direção do Institutos Superiores de Ensino do Censa – ISECENSA, no município de Campos dos Goytacazes, o secretário estadual de Transportes Julio Lopes, apresentou, na última semana, o projeto de antecipação da Duplicação da BR-101. O secretário também falou sobre o programa Rio-Estado da bicicleta, que visa melhorias no campo da mobilidade urbana. A palestra, realizada no auditório da universidade, contou com a presença de 500 jovens.

Segundo Julio Lopes, a duplicação da BR-101 Norte é de total interesse do governo estadual e a previsão de início das obras, pelo Ministério das Cidades, é para 2022, o que segundo o secretário é um absurdo. “ Estou aqui para lembrá-los da minha luta pela aprovação e liberação de um financiamento pelo BNDES, que permitiria que as obras dessem início este ano ainda, sendo antecipadas em dez anos praticamente. O pagamento seria feito através do aumento de pedágio, entre R$1 a R$1,50, por praça, mas que seria feito apenas depois da obra concluída”, afirmou.

O secretário lembrou que além dos riscos a segurança dos motoristas, a ampliação da via é estratégica para o desenvolvimento econômico da região Norte do estado.

- A duplicação da estrada é fundamental para viabilizar o acesso rodoviário dos grandes pólos industriais e off shore que estão surgindo na região, como o Complexo Farol da Barra do Furado, o Porto do Açu e o aeroporto do Farol de São Tomé, que trarão grandes investimentos para a região e movimentação intensa na estrada. O cronograma das obras já está adiantado. A população já pode notar a diferença na qualidade das pistas e na sinalização – disse o secrtário.

Sobre o tema Mobilidade Urbana, o secretário irá apresentar o projeto “Rio – Estado da Bicicleta”, que tem como objetivo criar uma nova cultura cicloviária e incluir o transporte não-motorizado em cada um dos municípios integrados com outros modais de transporte. A infra-estrutura conta com ciclovias, pontos de integração entre ônibus e bicicleta, bicicletários em áreas comerciais e de integração, e suporte para o estacionamento de bicicletas.

- Com a implantação do projeto haverá um salto na melhoria de vida da população e da cidade, com as vias públicas menos congestionadas. Através deste convênio que estamos realizando com diversas prefeituras, iremos disponibilizar bicicletas para a cidade. Com certeza o “Rio – Estado da Bicicleta” trará mais turistas e benefícios para o setor econômico – frisou Julio Lopes.

O convênio já foi assinado e o projeto já está sendo implantado, em parceria com as prefeituras municipais, nas cidades de São João de Meriti, São Fidélis, Paty do Alferes, Barra do Piraí, Resende, Vassouras, Cachoeiras de Macacu e já existem acordos para Japeri, Engenheiro Pedreira, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis.

Após as apresentações o secretário respondeu às perguntas dos universitários sobre os temas e deu entrevista aos jornalistas locais. Além do secretário, estavam presentes à mesa, o subsecretário de Transportes, Sebastião Rodrigues, o jornalista Roberto Barbosa e o professor Etevaldo Pessanha. Da platéia acompanharam a palestra a diretora Beth Landim e a irmã Luzia, da mantenedora da instituição.

Nenhum comentário: