segunda-feira, 25 de maio de 2009

Uerj inicia nesta terça a V Mostra de Estágios

Créditos à Ascom da Uerj

A partir desta terça-feira (26/5), a Uerj abrirá um atalho para quem está no caminho entre a Universidade e o mercado de trabalho. Para aproveitar a oportunidade, basta conferir a V Mostra de Estágios da Uerj, iniciativa do Departamento de Estágios e Bolsas da Uerj (Cetreina/SR-1). A programação, que se estende até o dia 28, traz oficinas, palestras, ofertas de estágio e treinamento, dicas para jovens empreendedores, técnicas de entrevista e apresentação de currículo, e uma série de outras questões que podem agilizar o sucesso daqueles que estão chegando ao campo profissional.

O tema desta edição é Formação profissional em tempos de crise: (re) construindo paradigmas para novos cenários.

Haverá 29 estandes onde os alunos poderão conferir oportunidades oferecidas pelas empresas participantes, entre elas, o Centro de Integração Empresa/Escola (CIEE-RJ), o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), a Seguradora de Vida e Previdência (Capemisa) e o Instituto Brasileiro Pró-educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet).

Desde a sua sanção, em outubro de 2008, a nova Lei de Estágio tem despertado muitas discussões sobre os impactos positivos e negativos que ela trouxe para os estudantes e as empresas. Refletindo esse quadro, a V Mostra programou duas palestras (confira a programação em www.mostradeestagio.uerj.br) esclarecedoras.

A diretora do Cetreina, Tânia Maria de Castro Carvalho Netto, disse que, mesmo os estágios do Programa de Bolsas-Auxílio da Uerj, que estão submetidos à legislação interna, não se contrapõem à nova Lei.

- Por vezes, damos passos até mais largos em relação às leis e inovamos.

Tânia Maria destacou que o Cetreina sempre procura avaliar, diretamente com os estagiários, o nível de satisfação deles com a empresa que os contrata.

- Buscamos orientar nossos alunos na construção da cidadania acadêmica, discutindo seus direitos e deveres e sua necessária dedicação aos cursos que fazem.

Todas as palestras e oficinas ocorrerão na Capela Ecumênica. Também estão previstas apresentações culturais, que ocorrerão no Hall dos Elevadores. Para encerrar o evento, uma autêntica Festa Ploc movimentará a Concha Acústica.

Nenhum comentário: