sábado, 2 de maio de 2009

Fashion Rio divulga grifes que participarão do evento

Créditos ao G1

Pier onde será realizado o Fashion Rio

Já estão escolhidas as grifes que participarão da edição de primavera/verão do Fashion Rio, que acontecerá de 5 a 10 de junho no Píer Mauá, no Cais do Porto, no Rio de Janeiro. Serão, segundo Paulo Borges, novo diretor do evento, 30 marcas, sem contar com os integrantes do Rio Moda Hype, cuja participação foi confirmada em novo formato.

Nas próximas duas semanas Paulo Borges se reúne com o prefeito Eduardo Paes para discutir a logística e a segurança do evento. A reunião, segundo Borges, vai acontecer por “uma necessidade de acomodação de logística e do olhar".

"Estudaremos o apoio da segurança e o tratamento do espaço urbano em torno do cais, pois o ambiente será muito lúdico, com os galpões de um lado e o mar do outro. Levar o Fashion Rio para o Cais do Porto é uma baita ação de convergência com as necessidades da cidade. Nosso contrato com o Píer é de cinco anos”, explicou.

As grifes participantes são: Acquastudio, Alessa, Apoena, Auslander, Cantão, Carlos Tufvesson, Cavendish, Claudia Simões, Coven, Espaço Fashion, Filhas de Gaia, Francisca, Giulia Borges, Graça Ottoni, Juliana Jabour, Lenny, Luisa Bonadiman, Mara Mac, Maria Bonita Extra, Melk Z Da, Printing, Redley, Salinas, Sta Ephigênia, Teca, Tessuti, TNG, Victor Dzenk e Walter Rodrigues. Segundo Paulo, o line up (os dias e horários de cada grife) será decidido na próxima terça-feira (5).

Critério de escolha foi de gestão

Havia uma grande expectativa em relação à definição das marcas participantes diante do boato de que o número seria reduzido para 15. Isso não aconteceu e com a entrada da Luminosidade em parceria com a InBrands, o Fashion Rio ganha nova estrutura comprometida com a revitalização do Cais do Porto.

“O critério de escolha foi o de gestão, para conseguirmos cumprir a meta de médio e longo prazo que nos foi passada”, afirmou Borges, dono da Luminosidade, que preferiu não falar em números. “A segunda questão foi selecionar grifes que tivessem relevância e constância. Isso não quer dizer que a porta esteja fechada. Nem poderia pois a roda da moda depende da renovação.”

A ideia, este ano, não é abrir o evento com o desfile da marca infantil Lilica Ripilica, como vinha acontecendo.

O Fashion Business, bolsa de negócios bem-sucedida, que teve na edição de outono/inverno um faturamento de R$ 376 milhões em vendas para multimarcas do Brasil inteiro e US$ 15,8 milhões em exportações, vai continuar sendo realizado, segundo Paulo. “O Fashion Business acontecerá dentro do Píer e já está sendo tocado pela Scala, empresa que sempre se responsabilizou pelo salão”, explicou.

Oestudio fará a concepção visual

Borges, que nos últimos dias tem conversado com estilistas ligados ao evento, contou que o Fashion Rio terá no Píer três salas de desfile, uma com capacidade para até mil pessoas, outra para 700 e uma terceira para 500 pessoas. “Utilizaremos a área ao ar livre para dois desfiles, um usando o por do sol e outro à noite com recursos de luz."

“Convidei Oestudio para ser responsável pela concepção visual do evento e eles já trouxeram ideias lúdicas. Queremos trabalhar com o próprio vento a favor do espaço. Outra convidada a liderar a equipe de composição do conteúdo, ocupando o mesmo papel desempenhado por Daniela Thomas na São Paulo Fashion Week, foi Mari Stockler”, contou o dono da Luminosidade.

Rio Moda Hype em novo formato

O Rio Moda Hype também vai acontecer mas, segundo Paulo Borges, encapsulado para não se misturar com o line up do evento. “Os organizadores do Rio Moda Hype não estavam satisfeitos e estão apostando num realinhamento”, afirmou. A votação dos jornalistas para indicar quem participará no RMH aconteceu esta semana e até segunda serão indicados os escolhidos.

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