quinta-feira, 2 de abril de 2009

Secretaria do Ambiente inicia em Mendes ampliação do programa de coleta seletiva no Estado

Créditos à SEA

A Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) vai ampliar o programa de Coleta Seletiva em todo o território fluminense. A cidade de Mendes já começa a se mobilizar para expandir o projeto e o pontapé inicial foi dado no último dia 18 pela SEA ao realizar a primeira reunião com a equipe da Prefeitura de Mendes. As discussões continuam no dia16 de abril quando será realizará uma oficina de planejamento para coleta seletiva, no auditório do SESC, em Mendes. O objetivo é formar um grupo de trabalho para dar início ao processo.

A oficina terá participação de representantes da Prefeitura Municipal, dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e de Educação, do Sebrae, da Associação Comercial, do Fórum da Agenda 21 da cidade, representantes da Prefeitura de Paracabi, Paulo de Frontim, Japeri e Queimados, entre outros.

A coleta seletiva incentiva o trabalho das cooperativas de catadores de recicláveis. “Além de contribuir com o meio ambiente, a coleta seletiva também vai gerar emprego e renda para catadores”, comentou a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos. De olho na expansão do programa de coleta seletiva em Mendes, um grupo de mulheres desempregadas está se articulando para organizar uma cooperativa de trabalho para a coleta de recicláveis.

A cidade de Mendes faz parte do Arranjo Territorial Ótimo (ATO) do Consórcio para disposição final de resíduos sólidos (aterro sanitário) composto por Paracambi, Paulo de Frontim, Japeri e Queimados. Atualmente, o município descarta seu lixo em um aterro controlado.

Uma das primeiras medidas do governador Sérgio Cabral foi criar o decreto 40.645/07 que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual, direta e indireta, na sua fonte geradora e a sua destinação às cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

O decreto é uma iniciativa que o governo está para implantar a A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública. A A3P é uma estratégia de construção de uma nova cultura institucional para inserção de critérios sócio-ambientais na administração pública.

Nenhum comentário: