quarta-feira, 29 de abril de 2009

Secretaria de Saúde cria Gabinete Integrado de Emergência para Gripe Suína

Créditos à Renata Cruz

Rio de Janeiro

O secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, afirmou nesta terça-feira (28/4), em entrevista coletiva à imprensa, que há baixa probabilidade de os dois casos suspeitos de gripe suína detectados no Estado do Rio se confirmarem. Um dos casos suspeitos é de uma mulher residente em Volta Redonda, Região do Médio Paraíba, que chegou de viagem ao México no dia 14/4 e iniciou quadro clínico no dia 24. A outra mulher, que chegou de Nova York no dia 24/4, deu entrada em um hospital particular de Copacabana, Zona Sul do Rio. As duas apresentaram sintomas e estão em monitoramento.

- Temos cumprido na íntegra as determinações do Ministério da Saúde e da Anvisa para lidar com a doença. Disponibilizamos duas ambulâncias do Samu próximo ao Aeroporto Internacional do Rio, na Ilha do Governador, para transferir casos suspeitos aos hospitais sentinelas (Evandro Chagas, da Fiocruz, o Iaserj e o Pedro Ernesto) – afirmou Côrtes.

O secretário afirmou, ainda, que foi criado, no último dia 25, um Gabinete Integrado de Emergência entre as secretarias estadual e municipal de Saúde para tratar do problema no estado. Entre as ações do gabinete estão a requisição de dois leitos de terapia intensiva de cada hospital público situado no Estado do Rio, seja ele da gestão federal, estadual ou municipal, para atender a possíveis casos. Com a determinação, esses leitos deixarão de ser destinados a pacientes de trauma e pós-operatórios, e as cirurgias eletivas poderão ser retardadas. Estão excluídos nesta requisição leitos dos institutos nacionais de Cardiologia, Câncer, Traumatologia e Ortopedia.

Também presente à coletiva, o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio, Hans Dohmann, acrescentou que estão sendo disponibilizados informes técnicos e canais para esclarecimento da população. Segundo Dohmann, todas as instâncias de saúde devem notificar os casos suspeitos:

- Vale lembrar que não há motivo para pânico. Sintomas como febre e tosse caracterizam a gripe suína, mas podem ser confundidos com os de uma gripe comum, muito frequente nessa época do ano. Há outros fatores associados que nos fazem suspeitar da doença, mas é necessário que essas pessoas tenham passado pelos países de risco ou estado com outras pessoas que passaram por estes países – explicou.

Além de Côrtes e Dohmann, também participaram da coletiva o superintendente estadual de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Victor Berbara, e o superintendente municipal de Saúde e Defesa Civil, José Cerbino Neto.

Mais informações sobre a gripe suína podem ser encontradas no site www.riocontragripesuina.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 3523-4025.

Gripe suína

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus tipo A que normalmente causa surtos de gripe entre os suínos. Em geral, este vírus não infecta o homem, mas existem alguns registros de transmissão para seres humanos.

São suspeitos os casos de pacientes que apresentem quadro clínico febril respiratório e que tenham estado nos locais com registro de casos confirmados ou tenham entrado em contato com pessoas doentes nessas áreas nos últimos dez dias.

Os países com casos confirmados da doença até agora são: Estados Unidos, Canadá, México, Espanha, Israel, Nova Zelândia, Reino Unido e Costa Rica.

Algumas medidas do Estado para combater a doença

- Criação do Gabinete Integrado de Emergência

- Centralização dos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância de Saúde (estadual e municipal) em plantão 24 horas

- Requisição de leitos pela Central Estadual de Regulação

- Produção de cartazes para orientação de profissionais de saúde dos 92 municípios do estado

- Realização de reunião com representantes da rede hospitalar privada para repassar orientação necessária quanto à conduta dos casos

- Orientação para a rede hoteleira e envio de informações para divulgação entre turistas

- Programa de capacitação por teleconferência para equipes de saúde

Nenhum comentário: