sexta-feira, 24 de abril de 2009

Rio de Janeiro recebe Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional

Créditos à Rio 2016

A candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 passará por uma semana decisiva a partir desta segunda-feira, dia 27 de abril, quando começa a visita da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Os 13 integrantes da Comissão passarão sete dias na cidade para analisar os detalhes do projeto Rio 2016 e elaborar um relatório para os membros do COI que escolherão a cidade-sede dos Jogos de 2016 no dia 2 de outubro, em Copenhague.

“Este é um momento-chave, por ser a única oportunidade permitida pelo COI para seus integrantes visitarem o Rio de Janeiro para conhecer o nosso projeto. Estamos confiantes. Em parceria com representantes dos três níveis de governo, o Comitê Rio 2016 detalhará os projetos apresentados no Dossiê de Candidatura e mostrará que o Rio está preparado para receber o maior evento esportivo do planeta”, afirma Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.

A Comissão de Avaliação do COI é presidida pela marroquina Nawal El Moutawakel, bacharel em Educação Física e medalhista olímpica no atletismo, em 1984. Também fazem parte do grupo o chinês Wu Ching Kuo, o escocês Craig Reedie, os franceses Guy Drut e Etienne Thobois, o egípcio Mounir Sabet, o colombiano Andrés Botero, o russo Alexander Popov, o sueco Goran Petersson, os suíços Gilbert Felli e Philippe Bovy e os australianos Gregory Hartung e Simon Balderstone. A delegação do COI é formada ainda por três assessores, totalizando 16 pessoas.

A Comissão do COI ficará baseada no Hotel Copacabana Palace, onde acontecerão as reuniões oficiais da visita. Nos dias 27 e 28, a Comissão terá reuniões internas. Nos dias 29 e 30 de abril e na manhã do dia 2 de maio, os integrantes da Comissão assistirão apresentações técnicas seguidas de sessão de perguntas e respostas sobre cada um dos 17 temas apresentados no Dossiê de Candidatura.

São eles: Visão, legado e comunicação; Conceitos gerais dos Jogos; Estrutura política e econômica; Aspectos legais; Formalidades e vistos de imigração, Meio-ambiente e clima; Finanças; Marketing; Esporte e instalações esportivas; Jogos Paraolímpicos; Vila Olímpica; Serviços médicos e controle de doping; Segurança; Acomodações; Transporte; Tecnologia e Operações de Imprensa.

As apresentações, que ocupam a maior parte da agenda oficial, acontecerão numa grande sala do hotel, equipada com iluminação, cenografia e recursos multimídia especiais para garantir a qualidade dos materiais apresentados pelo Rio 2016 e o conforto da Comissão do COI.

No dia 1º de maio, a Comissão do COI visitará instalações esportivas que fazem parte do projeto Rio 2016. E na tarde do dia 2 de maio, o COI encerra a sua visita com uma entrevista-coletiva, às 17h, seguida de uma coletiva do Rio 2016. Toda a programação foi previamente aprovada e segue as regras determinadas pelo Comitê Olímpico Internacional para todas as cidades candidatas.

Cerca de 300 profissionais do Comitê Rio 2016 e dos governos federal, estadual e municipal estão diretamente envolvidos na preparação e condução da visita. “Trata-se de uma operação muito complexa. Fizemos um extenso planejamento e simulações e estamos prontos para receber a Comissão do COI. Esta é uma grande oportunidade de mostrarmos, em casa, a excelência da nossa candidatura e os aspectos únicos que só o Rio tem a oferecer para o movimento olímpico”, ressalta Carlos Roberto Osório, Secretário Geral do Comitê Rio 2016.

O Rio de Janeiro é a terceira cidade candidata a receber a Comissão de Avaliação do COI. A agenda de viagens teve início em Chicago, seguida de Tóquio. Do Rio de Janeiro, a Comissão segue para Madri. Após as visitas, o COI terá até 2 de setembro para elaborar e divulgar o seu relatório de avaliação sobre as quatro cidades-candidatas. Esse relatório é uma importante ferramenta de suporte para os integrantes do COI que escolherão a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

A visita da Comissão de Avaliação do COI ao Rio em números:

7 dias de duração

13 integrantes da Comissão de Avaliação do COI – dos quais 7 são membros votantes

17 temas com 300 questões técnicas do Dossiê serão detalhados

300 profissionais do Rio 2016 e dos três níveis de governo envolvidos diretamente na visita

Nenhum comentário: