sábado, 4 de abril de 2009

Paes lança plano para diminuir efeitos de engarrafamentos no Rebouças

Créditos à JB ONline

Túnel Rebouças

O prefeito Eduardo Paes apresentou, hoje de manhã, um plano para diminuir os efeitos que problemas no Túnel Rebouças causam no trânsito da cidade. De acordo com o grau de gravidade do problema, classificado em quatro níveis, um conjunto de medidas será posto em ação imediatamente.

Entre elas, está prevista a criação de um sistema de informação para que o maior número de motoristas saiba, o mais rapidamente possível, quais são as rotas alternativas para evitar o túnel.Também serão usados painéis informativos em pontos estratégicos, agentes de trânsito serão deslocados para orientar o trânsito e alertas para a população serão emitidos pelos meios de comunicação. Haverá também uma equipe para monitorar o túnel por 24 horas, treinada para avaliar o nível de gravidade da situação e pôr o plano em ação. O grupo também estará preparado para prestar socorros de emergência e orientar o tráfego.

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, em mais de 90% dos casos, os problemas que acontecem dentro do rebouças se classificam no estado de atenção. É o menos grave. Ocorre quando há fechamento de apenas uma pista de rolamento. Ele acrescentou que o alerta máximo, o mais grave, só será disparado quando houver fechamento completo de uma das galerias.

- Em um ano e meio, só ocorreu uma situação de alerta máximo, quando o caminhão da Comlurb tombou, em 17 de fevereiro - lembra Sansão.

Paes admitiu que foi o acidente de fevereiro, causador de um nó no trânsito, que fez a prefeitura criar o plano.

- Infelizmente certos problemas tem que acontecer para a prefeitura se sacudir. O que não pode acontecer é não ter plano nenhum e as autoridades ficarem chupando o dedo - disse Paes.

No próximo dia 13, a secretaria de transportes vai iniciar treinamento para os funcionários que vão trabalhar nessas operações. Será realizado também um treinamento no Túnel Rebouças, quando a via estiver fechada para limpeza.

- Esperamos que até maio a CET-Rio esteja preparada para pôr o plano em ação - disse Paes.

Estão em fase de estudo planos semelhantes para a estrada Lagoa-Barra e Túnel Santa Bárbara, que liga Laranjairas ao Catumbi. O projeto também erá estendido para a Linha Vermelha, Avenida Brasil, Linha Amarela e para as vias de acesso à Ponte Rio-Niterói.

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