Créditos à Marcelle Colbert, do Núcleo Intranet

Theatro Municipal
O monumental Theatro Municipal do Rio de Janeiro completa um século de existência em 14 de julho e para comemorar em grande estilo está passando por obras de restauração e modernização desde janeiro de 2008. O projeto Centenário do Theatro Municipal, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, teve como principal objetivo preparar a mais ilustre casa de espetáculos do país para seu aniversário. A reforma também auxiliará na preservação de um dos maiores patrimônios da cultura brasileira.
A restauração inclui obras de descupinização, recuperação do telhado, reforma dos sistemas elétricos e hidráulicos, restauração dos foyers, camarins e sala de espetáculos. O Municipal também está realizando intervenções no restaurante Assyrius e na parte administrativa, e recuperando suas peças artísticas. A Escola de Dança Maria Olenewa, que faz parte do Theatro Municipal, recebeu uma parte do orçamento para melhorar sua estrutura. Com a modernização do teatro, considerado o “Coração da Cinelândia, todo o entorno da região será beneficiado.
- Quando assumi a presidência, o local estava muito mal tratado. Não se investia no Municipal há muitos anos. As partes elétricas e hidráulicas não tinham nenhuma manutenção. Nós trabalhamos nos projetos e na reforma do teatro. Começamos pelo telhado e nas partes mais urgentes. Em um ano, investimos mais na manutenção da casa de espetáculos do que nos últimos dez anos. É uma grande emoção estar participando desde grande momento. O Municipal é, como o governador Sérgio Cabral diz, a “Jóia da Coroa” - explica a presidente da Fundação Theatro Municipal, Carla Camurati.
Restaurar a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul não é uma simples tarefa. Cerca de 100 profissionais trabalham na restauração do monumento. Arquitetos e engenheiros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) acompanham o andamento da obra diariamente.
O prédio, localizado na Praça Floriano, no Centro do Rio, foi construído no início do século XX (1905) com materiais importados da Europa, como mármores, ônix, bronze, cristais, espelhos, mosaicos, vitrais e maquinaria de palco. A inspiração para a criação do teatro veio da Ópera de Paris, construída por Charles Garnier. Importantes artistas como Eliseu Visconti, Rodolfo Amoedo e Rodolfo Bernardelli deram o toque brasileiro nas pinturas e esculturas que enfeitam a sala de espetáculos, a fachada e as áreas de circulação do teatro. O aparelho cultural foi reformado pela última vez em 1975.
As empresas Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Eletrobrás, Organizações Globo, Vale, Embratel, Metrô-Rio, Amil e Bradesco Seguros estão colaborando com o projeto. A contribuição será destinada às obras, orçadas em R$ 55 milhões, e às comemorações do aniversário do monumento estadual. O desembolso pelas empresas é feito por etapas, ao longo de três anos, e também financia parte da programação do Municipal até 2010.
Erguido com base no projeto arquitetônico de Francisco de Oliveira Passos e com a colaboração do francês Albert Guilbert, o patrimônio histórico e artístico foi fechado para a restauração em outubro do ano passado. Mas os Corpos Artísticos do Municipal, compostos por orquestra sinfônica, coro e balé, continuam em plena atividade. Os grupos têm se apresentado em casas de espetáculos e espaços culturais do Estado.
Para sua festa de 100 anos, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro está preparando uma programação especial. No centenário, haverá apresentações dos artistas do teatro e muitas atrações surpresas. O monumento estadual fechará após a comemoração de aniversário e será entregue à população até o final do ano. Além de sua tradicional programação, o Municipal servirá de palco para apresentação de espetáculos teatrais quando não estiver com sua temporada lírica.
- O Theatro Municipal será devolvido à cidade do Rio de Janeiro em seu maior esplendor. Vai ser emocionante ver um dos mais importantes patrimônios do Estado totalmente reformado. Todos os profissionais que estão trabalhando na obra fazem tudo com muita paixão - declara Carla Camurati.
Nenhum comentário:
Postar um comentário