segunda-feira, 23 de março de 2009

Secretaria do Ambiente realiza atividades em comemoração ao Dia Mundial das Águas

Créditos à SEA

Um abraço simbólico da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, marcou, neste domingo (22/03) as comemorações pelo Dia Mundial da Água. Dentro da programação realizada pelo Governo do Estado e Prefeitura, quem visitou o Encontro das Águas, espaço do ambiente da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) pôde conferir uma exibição especial de vídeos com temas relacionados à água e ao meio ambiente, além da exposição Esculturas do Mar, do artista plástico Antonio Fernandes Varela.

Os visitantes puderam assistir a vídeos como Caminho das Águas, de Cecília Lang; Águas de Março, da Petrobras Ambiental; e sobre o Plano de Águas do Brasil, do Ministério do Meio Ambiente. Outros vídeos com temática ambiental também fizeram parte da mostra especial, como Cidade e Soluções, de André Trigueiro; Educação Ambiental, do Governo do Estado; Mata Atlântica, de Paulo Rufino; Consumo Sustentável, do Idec; e Mudanças Climáticas, do Greenpeace.

A exposição Esculturas do Mar reúne mais de 70 peças em madeira produzidas pelo artista plástico Antonio Fernandes Varela. As obras são produzidas com material recolhido na Baía da Guanabara. Outra exposição, Águas Litorâneas, traz fotografias de Márcia Foletto e Ricardo Azaury. O espaço também procura conscientizar a população sobre o uso consciente dos recursos hídricos, através da mudança de comportamentos que podem prejudicar o meio ambiente.

Entre as recomendações estão a de não jogar lixo nos rios, mar e lagoas; reutilizar água sempre que possível; verificar se há vazamento nas tubulações; manter a torneira fechada quando ensaboar louças, roupas e ao escovar os dentes; e economizar no uso do chuveiro.

Com a participação de alunos da rede municipal, a Prefeitura promoveu no Parque dos Patins oficinas de educação ambiental com reaproveitamento de jornal e distribuição de hortaliças. Apresentação de maquete com o ciclo da água; exposição de painel sobre o uso da água; apresentações do teatro da Comlurb e do coral Meninos da Rocinha.

O Encontro das Águas fica na Avenida Borges de Medeiros, 1.444, na Lagoa, ao lado do Parque dos Patins. Funciona diariamente, das 10h às 19h e a entrada é franca.

Nenhum comentário: