sábado, 7 de março de 2009

Rio de Janeiro encanta dirigentes olímpicos

Créditos ao site do Governo do Rio de Janeiro

Projeto do Parque Olímpico Rio 2016

A beleza do Rio de Janeiro e o projeto da cidade para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 encantaram o secretário geral do Comitê Olímpico Alemão, Bernhard Schwank; e o Diretor de elite e performance da Associação Olímpica Britânica (BOA), Clive Woodward. Convidados para participar do Seminário de Desenvolvimento Esportivo, evento organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, que começa nesta sexta-feira, dia 6, os dois conheceram nesta quinta-feira, dia 5, detalhes da candidatura Rio 2016.

Bernhard Schwank e Clive Woodward se encontraram com o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; e com o Secretário Geral do Rio 2016, Carlos Roberto Osório. Depois, se reuniram com o gerente do Comitê Rio 2016, Marcello Cordeiro, que explicou os principais pontos do projeto e acompanhou os dois dirigentes em um vôo panorâmico para conhecer as instalações esportivas da cidade, como o estádio do Maracanã, o Parque Aquático Maria Lenk e a Arena Olímpica. “O que mais me impressionou foi ver um projeto tão compacto em um cenário tão bonito. Esportes como remo e vela, que em outras edições dos Jogos Olímpicos foram disputados em locais mais distantes, ficam em regiões centrais da cidade. Os atletas vão gostar muito e o público poderá ver um número maior de competições. O Rio de Janeiro tem um projeto muito forte”, elogiou Bernhard Schwank, que no Seminário de Desenvolvimento Esportivo apresentará a estrutura organizacional do Comitê da Alemanha.

Clive Woodward fez parte da seleção inglesa de rugby campeã mundial em 2003. E acredita que atletas do mundo inteiro gostariam de competir no Rio de Janeiro. “É uma cidade única. Tem uma combinação de cenários maravilhosos e facilidades urbanas que é ideal para a celebração esportiva. Gostei muito do projeto e acredito que traz todas as facilidades que os atletas precisam”, disse Woodward, que falará sobre a formação e captação de treinadores ingleses.

Após o encontro com os dois dirigentes, Carlos Arthur Nuzman lembrou a forte ligação entre candidatura Rio 2016 e o mundo esportivo. “A candidatura Rio 2016 é dirigida por pessoas ligadas ao esporte brasileiro, com o apoio dos três níveis de governo e da sociedade. Dessa forma, entendemos as necessidades dos atletas, dos Comitês Olímpicos Nacionais e das Federações Internacionais, e podemos oferecer uma experiência única e especial a cada um desses públicos”, explicou Nuzman.

O Seminário de Desenvolvimento Esportivo tem o objetivo de disseminar o conhecimento e a gestão esportiva aos dirigentes das Confederações Brasileiras Olímpicas, representantes do Ministério do Esporte e de secretarias de esporte de Estados e Municípios. O evento também contará com especialistas brasileiros em esporte de alto rendimento, como Bernardinho, técnico da Seleção Masculina de Vôlei, e Carlos Alberto Parreira, técnico tetracampeão mundial de futebol.

Nenhum comentário: