domingo, 29 de março de 2009

Projeto Rio 2016 é apresentado para empresários britânicos

Créditos à Rio 2016

A candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 foi apresentada na quinta-feira, dia 26, para o Secretário de Estado do Ministério de Indústria e Comércio do Reino Unido, Lord Mandelson, e para 15 representantes de empresas britânicas envolvidas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres 2012. No encontro, realizado no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, a assessora da Candidatura Rio 2016 no Ministério do Esporte, Paula Sanches, falou sobre o tema “Impacto econômico de grandes eventos esportivos no Brasil”.

O evento, aberto pelo cônsul geral britânico Martin Raven, foi uma das ações decorrentes da visita do Príncipe Charles ao Brasil, no início do mês. Foram discutidos temas como o desenvolvimento do setor esportivo brasileiro e as possibilidades de negócios geradas por grandes eventos esportivos. Depois do sucesso dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, o Brasil se prepara para receber os Jogos Mundiais Militares, em 2011, a Copa das Confederações de Futebol, em 2013, e a Copa do Mundo de Futebol, em 2014. Além disso, está na disputa para ser sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Ao apresentar o projeto Rio 2016, Paula Sanches ressaltou a sintonia entre o Comitê Rio 2016 e os três níveis de governo – Federal, Municipal e Estadual. “A experiência dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 está ajudando o Brasil nestes próximos desafios. A questão da governança, a articulação política com antecedência e o alinhamento do projeto com o plano diretor da cidade estão sendo postas em prática”, disse Paula.

A apresentação também ressaltou que os Jogos Olímpicos não beneficiariam apenas o Rio de Janeiro, mas todo o Brasil. “O evento se realiza em apenas uma cidade, mas existe um efeito em cadeia. Isso é demonstrado pelo aumento da capacidade produtiva, a melhoria dos serviços e a capacitação profissional em uma imensa gama de setores”, finalizou Paula.

Nenhum comentário: