terça-feira, 31 de março de 2009

Blitz ecológica da Cicca destrói carvoaria ilegal em Guapimirim

Créditos à SEA

Em blitz realizada hoje (31/03) pela Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais), da SEA (Secretaria de Estado do Ambiente), no município de Guapimirim, foram destruídos três fornos que produziam carvão ilegal e 17 sacos de carvão com 30 quilos cada que estavam preparados para serem comercializados.

Os fornos estavam dentro da fazenda Pedra Oca e os responsáveis utilizavam madeira de espécies nativas de Mata Atlântica, muitas vezes proveniente de desmatamentos em unidades de conservação, o que provoca sérios danos ao meio ambiente.

Técnicos do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) entregaram para um funcionário da fazenda, identificado como Wilson, o Auto de Embargo da atividade e uma notificação para ser entregue ao proprietário para que se apresente ao Inea para prestar esclarecimentos. Além disso, os técnicos fizeram apreensão dos sacos do carvão e de materiais utilizados para produção, como pá, enxadas e picaretas.

Segundo o coordenador da Cicca, Rodrigo Sanglard, a operação foi bem sucedida e outras atividades semelhantes serão intensificadas, já que são atividades bastante comuns nas zonas rurais do interior do estado do Rio.

- Essa atividade é um complemento de renda familiar para essas pessoas, pois a procura por esse produto é alta, facilitando a clandestinidade – disse Sanglard.

A ação foi decidida a partir de investigações conduzidas pelos agentes do setor de Fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Além da SEA e do Inea, a operação terá também a participação do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (BPFMA).

Nenhum comentário: