terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Rio Rural chega ao Sul do Estado

Créditos à SEAPPA-RJ

Rio de Janeiro

O Sul fluminense já estará sentindo os benefícios do Programa Rio Rural, executado pela Secretaria Estadual de Agricultura, para a promoção do desenvolvimento sustentável .em 250 microbacias hidrográficas de 59 municípios do estado, abrangendo 3,3 milhões de hectares, no início do segundo semestre deste ano.

A informação foi divulgada na tarde de hoje, pelo secretário de Agricultura, Christino Áureo, em Vassouras, durante encontro que contou com as presenças do prefeito Renan Oliveira, de produtores rurais e técnicos da Emater-Rio. Na ocasião, o secretário explicou que com os recursos do Programa, que conta com US$ 38,5 milhões do Banco Mundial e contrapartida do governo do estado, serão, entre outras ações, adquiridas máquinas para obras de infra-estrutura nas estradas vicinais e saneamento básico para a área rural.

A reunião em Vassouras fez parte de programação que incluiu, pela manhã, visita a propriedade do produtor rural Sebastião Andrade, em Rio das Flores. Ele faz parte de um grupo de quase mil pessoas beneficiadas pelo projeto de Desenvolvimento da Piscicultura na Região Sul, empreendido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS), Emater-Rio, e Consad (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração) e mais 18 prefeituras da região Sul fluminense.

O projeto, financiado pelo MDS, visa beneficiar principalmente pequenos produtores rurais carentes e em condições de vulnerabilidade social. A Emater-Rio ficou responsável pela construção de tanques para piscicultura para os beneficiários selecionados dentro do perfil sócio-econômico proposto no projeto.

Foram escavados tanques para viveiros nos municípios de Areal, Sapucaia, Três Rios, Paraíba do Sul, Vassouras, Valença, Rio das Flores, Levy Gasparian, Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Barra do Piraí, Piraí, Mendes, Rio Claro, Paracambi, Japeri e Pinheiral. São ao todo, 133 tanques que englobam uma área de 40.663 metros quadrados. O trabalho de escavação dessas estruturas ficou pronto no final de dezembro passado, e em muitos dos viveiros os resultados já começaram a aparecer.

– Esse projeto é importante pois proporciona a complementação alimentar rica em proteínas para uma população que vive em dificuldade e permite que o excedente seja comercializado, melhorando a renda do produtor beneficiado – finalizou o presidente da Emater-Rio, Justino Antonio da Silva.

Nenhum comentário: