quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Obra de duplicação da Rio-Santos terá novo cronograma

Créditos à SETRANS-RJ

Rodovia Rio-Santos

A partir da próxima sexta-feira, as obras de duplicação de 26 quilômetros da BR.101 Sul, a Rodovia Rio-Santos, vão ter um novo cronograma. A aceleração dos trabalhos e a definição de um novo prazo para a conclusão da obra foram negociadas durante reunião entre o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e a diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, o Dnit, nesta segunda-feira (02/02), na sede do órgão em Brasília.

O secretário de Transportes ouviu do presidente do Dnit, Luiz Antônio Pagot, a promessa de que a primeira etapa da obra será finalizada ainda em 2009. A previsão inicial para os términos do trabalho é agosto deste ano, mas apenas 40% do previsto foram feitos até agora. A demora na duplicação da rodovia tem gerado protesto e indignação entre os prefeitos dos municípios da Costa Verde, empresários e representantes do setor de turismo. Alguns prefeitos chegaram a enviar ofício à Secretaria Estadual de Transportes, pedindo intervenção junto ao Dnit para aceleração dos serviços.

- Na reunião em Brasília, conversei também como o presidente do Dnit sobre a importância de se fazer uma terceira licitação, para instalação de iluminação nos perímetros urbanos, a construção de duas passagens inferiores, uma na altura de Itacuruça, outra em Coroa Grande, e ainda a construção de dois viadutos, um no trevo do Distrito Industrial Santa Cruz e outro para acesso ferroviário ao Porto de Itaguaí/Sepetiba. Mais essa etapa ficará mais para frente. O importante é que o que já começou seja terminado, para o bem das atividades econômicas e da qualidade de vida naqueles municípios. Queremos do Dnit agilidade e uma nova definição de prazo - disse Julio Lopes.

As construtoras que compõem o consórcio responsável pela duplicação, a Carioca Engenharia, Serveng-Civilsan e S.A. Paulista, também participaram da reunião em Brasília. A elas, o secretário sugeriu uma parceria com as prefeituras locais e com a Polícia Rodoviária Federal para que, durante o período de carnaval, sejam feitas operações para dar mais agilidade ao trânsito e segurança aos motoristas no trecho em obras.

A duplicação da estrada entre Santa Cruz e Mangaratiba vem gerando engarrafamentos gigantescos. Em finais de semana e feriados, as viagens para a região da Costa Verde chegam a ficar até duas horas mais demoradas. Em Itaguaí, os transtornos na estrada têm trazido reflexos diretos no trânsito no centro da cidade, por onde alguns motoristas fazem o desvio para ganhar tempo. Em Angra e Paraty já contabilizam perdas no setor de turismo, principal fonte de trabalho e arrecadação dos municípios da área. Neste verão, o número de visitante em Angra, segundo a prefeitura, está bem abaixo do esperado.

Na próxima sexta, os prefeitos da região, entre eles, Tucá Jordão, de Angra, Aarão de Moura Neto, de Mangaratiba, Carlo Busatto Junior, o Charlinho, de Itaguaí, acompanham o secretário Julio Lopes em uma inspeção a obra. A visita técnica também terá a presença do superintendente do Dnit no Rio, Marcelo Cotrim, e do diretor de Infraestruruta Rodoviária do órgão, Hideraldo Caron, que vão definir um novo cronograma para os trabalhos em andamento e para a licitação da segunda fase da obra, orçada em R$ 66 milhões. A segunda etapa prevê o recapeamento da pista atual e construção de passarelas, viadutos, acostamento e muretas de contenção entre as vias.

A BR.101 Sul, mais conhecida como Rio-Santos, é uma estrada de vital importância para a economia do Estado. Ela é o principal acesso ao Porto de Itaguaí, na Bacia de Sepetiba, e ao complexo siderúrgico da CSA. A previsão é de que a usina seja inaugurada no ano que vem. Com isso, é esperado que o número a quantidade de caminhões pesados por dia na estrada passe de 400.

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