domingo, 15 de fevereiro de 2009

Festa no Dona Marta lança Projeto de Ocupação Cultural

Créditos à Secretaria de Cultura

Morro Dona Marta

Muita música e animação marcaram o lançamento do Projeto de Ocupação Cultural neste sábado (14/02), na comunidade do Morro Santa Marta, a primeira livre do tráfico de drogas e em processo de ressocialização. Foi um dia inteiro de atividades culturais, oficinas de arte e grupos de pagode, samba, forró e, para encerrar a festa, show com a bateria da Escola de Samba Furação Azul.

Entre os presentes estavam a Secretária de Estado de Cultura Adriana Rattes. Para ela, a iniciativa, que já acontece nas quatro comunidades atendidas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), é início de uma parceria na busca de um futuro melhor para crianças e jovens e representa também oportunidade de geração de renda.

- Estamos começando a desenvolver um trabalho em parceria com as secretarias de Segurança, Educação, entre outras. A cultura é a nossa "massa do bolo" para juntar todas essas partes. A idéia é permanecermos aqui, com essa garotada, e fazermos oficinas ligadas à arte e à cultura.

Na ocasião, Rattes anunciou, ainda, que pretende montar nas comunidades atendidas pelo POC, uma incubadora de arte para qualificar a mão-de-obra local e gerar trabalho e fonte de renda para os moradores.

- O principal é abrirmos os horizontes dessas crianças para que elas possam crescer com mais criatividade e consciência crítica, para que possam desenvolver e cuidar de seu próprio negócio e possamos atingir um bem-estar social.

As crianças foram as que mais se divertiram na festa. Com olhares atentos, acompanharam cada detalhe do filme Garoto Cósmico. Após a sessão, fizeram lanche e, em seguida, participaram das oficinas de arte. Jackcilene Guedes, 9 anos, gostou da novidade e afirmou que eventos como esse poderiam acontecer sempre, pois nos fins-de-semana não existem atividades lúdicas voltadas para meninos e meninas de sua idade.

- Adoro desenhar, pintar e dançar. Essa festa está muito legal, pois na maioria das vezes aos sábados e domingos não temos nada para fazer. Quando começarem as oficinas, vou fazer aula de dança. Quando crescer quero ser bailarina, afirma.

O Projeto de Ocupação Cultural, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura, prevê a realização de oficinas de arte nas áreas de música, dança, fotografia entre outros segmentos. As aulas acontecem nas próprias comunidades e a maior parte dos oficineiros também são oriundos desses locais.

Em outubro do ano passado, a secretaria lançou o POC nas comunidades atendidas pelo PAC: Complexo do Alemão, Pavão/Pavãozinho, Rocinha e Complexo de Manguinhos. Nessas áreas, as aulas estão em pleno andamento.

Segundo a Superintendente de Ação Cultural, Renata Monteiro, a secretaria está realizando um levantamento das atividades culturais já desenvolvidas no Santa Marta para selecionar as oficinas que serão oferecidas, gratuitamente, à população.

- A idéia é potencializar e fomentar as atividades artísticas locais. Estamos fazendo um mapeamento para lançar as oficinas, explica Renata, lembrando que a iniciativa segue os moldes das atividades que vêm sendo desenvolvidas nas comunidades onde o Programa já atua.

O evento de lançamento contou com parceria da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e da Secretaria Municipal de Saúde com trabalho de conscientização no combate à dengue.

Nenhum comentário: