sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Extensão da Linha 1 do Metro até a Barra vai poupar tempo e dinheiro da população

Créditos à SETRANS-RJ

Barra da Tijuca

Foi assinado nesta quinta-feira, pelo Governador Sérgio Cabral e pelo Prefeito do Rio, Eduardo Paes, na presença do secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, o acordo para levar o metrô até a Barra da Tijuca. O projeto vai beneficiar diretamente cerca de 800 mil pessoas, que moram ou trabalham na Barra, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá e adjacências. A nova linha terá capacidade para transportar 200 mil usuários por dia.

Com o apoio da Câmara dos Vereadores, cujo presidente, Jorge Felippe, esteve presente à cerimônia, a Prefeitura vai agilizar um Projeto de Lei para recuperar o potencial construtivo de terrenos remanescentes do sistema de metrô do Rio. Estas áreas são parte da construção de estações e túneis ao longo de todo sistema e possuem alto potencial imobiliário. A intenção do Governo do Estado é aplicar os valores arrecadados com a venda desses espaços na extensão da Linha 1, orçada em, aproximadamente, R$ 2,8 bilhões.

O projeto licitado em 1998, previa a extensão da Linha 1 saindo de Botafogo, no Morro de São João, passando pelo Humaitá, pela Gávea, indo por São Conrado até chegar ao Jardim Oceânico, na Barra, num total de cinco estações em 16,3 quilômetros de trilhos. Nesse trajeto, a demanda de passageiros calculada era de 120.000 passageiros/dia e a passagem custaria R$ 6,40, em valores atuais.

O novo trajeto, que atravessará a Zona Sul, vai beneficiar um número bem maior de pessoas em termos de tempo e custo. A Linha 1 será prolongada a partir da Estação General Osório, no início de Ipanema, chegando ao Leblon, Gávea e, de lá, seguindo para a Barra através de São Conrado. A extensão até a Barra terá 13,5 quilômetros, 2,8 quilômetros a menos do que no antigo projeto, além de possuir mais estações, seis ao todo, com apenas 2,25 km entre elas. Outra boa notícia é o preço da tarifa, que sairia pelo mesmo valor da Barra ao Centro da cidade, hoje, R$ 2,60.

- Além do conforto e bem-estar à população, este projeto vai beneficiar também o convívio entre as famílias. O cidadão gasta, em média, contabilizando ida e volta, cerca de 3h no trajeto Barra da Tijuca/Centro, tempo este que poderia ser passado em casa, ao lado dos filhos. É uma experiência que eu mesmo vivencio com freqüência – reconhece Eduardo Paes – Com a extensão da Linha 1, esse panorama vai se transformar, já que cada viagem poderá ser feita em 34 minutos.

Para o Sérgio Cabral, a extensão não será positiva apenas para um nicho específico da sociedade.

– Além de reduzir o número de carros das ruas, a expansão do metrô vai oferecer conforto não só aos moradores da Barra e do Recreio, mas também à cidade de forma geral, o que inclui os turistas, afinal, quem nunca utilizou o metrô em viagens internacionais? O que estamos fazendo aqui, hoje, é um marco civilizatório em nossa história – afirmou o Governador.

Segundo Julio Lopes, que apresentou o cronograma do projeto, entre a Praça General Osório e a Praça Nossa Senhora da Paz (1,05km), o passageiro vai levar apenas 1 minuto e 20 segundos na viagem. Entre a Praça Nossa Senhora da Paz e o Jardim de Alah (0,99km), será 1 minuto e cinco segundo. Do Jardim de Alah até a estação do Leblon (1 km), 1 minuto e 26 segundos. Dali até a Gávea (0,96 km), 1 minuto e 17 segundos. Da Gávea a São Conrado (3,6 km), 3 minutos e 8 segundos. E de São Conrado até o Jardim Oceânico, na Barra, (5,9 km), 4 minutos e 45 segundos.

- A expansão do metrô até a Barra da Tijuca é um dos anseios mais antigos da população do Rio de Janeiro. É muito gratificante fazer parte de um projeto desse porte, que além de atender à demanda populacional, será peça fundamental para a excelência da realização da Copa de 2014 e, grande ponto positivo na disputa para sediar as Olimpíadas de 2016.

O evento, que aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo, contou com a presença do vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, o presidente do COB, Carlos Nuzman, os secretários de Governo, Wilson Carlos de Carvalho, de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, e de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro, além de líderes comunitários, vereadores, secretários municipais, entre outros.

Um comentário:

Unknown disse...

Só uma correção,
ao contrario do que todo mundo acha, a extenção da Linha sera somente até a Gávea ( PUC ) a Linha que vai até a Barra da Tijuca é a Linha 4, que vira da Barra até a Gavea, e ali sera feita tipo uma baldiação.