Local acostumado a presenciar grandes jogadas de craques do vôlei, basquete e futsal, o Maracanãzinho assistiu, nesta terça-feira (17/2), a um golaço de placa feito pela educação estadual. Em lance digno de ser aplaudido de pé, o governador Sérgio Cabral e a secretária de Educação, Tereza Porto, fizeram a entrega de 12 mil notebooks com acesso gratuito em banda larga à internet para professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e de dois mil para alunos do 9º ano do Ensino fundamental e do 3º ano do Ensino Médio mais bem colocados em Português e Matemática, numa avaliação externa feita pela Secretaria de Educação em 2008.
Os professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio receberam os aparelhos no ano passado. Com a entrega de hoje, são 50 mil notebooks entregues aos docentes com regência de turma da rede estadual de ensino. E, a partir de 2009, o projeto Geração Futuro, da Secretaria de Educação, será estendido a outras séries: os mil alunos mais bem colocados em português e matemática do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médico receberão os computadores a cada ano letivo. Futuramente o plano é dar um laptop também para os orientadores pedagógicos das escolas.
Também foram entregues hoje, simbolicamente, kits contendo microfones e amplificadores para diretores de escola. Na verdade, o equipamento está sendo instalado em todas as 19,6 mil salas de aula das mais de 1,5 mil escolas da rede estadual de ensino para facilitar a comunicação dos professores com os alunos. E, a partir de junho, as mesmas salas de aula, cuja fiação elétrica passa por revisão completa, receberão aparelhos de ar-condicionado.
– Fico feliz de ver diretores, professores e alunos de todas as regiões do estado aqui presentes, numa celebração de compromisso com algo fundamental para o crescimento de uma nação, que é a educação. Decidimos investir no professor, porque só assim se muda a educação, e decidimos premiar o mérito dos alunos mais aplicados entregando esses laptops – justificou Cabral, prometendo incorporar paulatinamente ao salário dos professores, ativos e inativos, a gratificação do Nova Escola.
A quadra do ginásio ficou repleta de alunos, professores e diretores das escolas estaduais e com parte das arquibancadas recebendo seus familiares. A festa foi animada pela orquestra Villa Lobos e as Crianças, do Museu Villa Lobos, situado em Botafogo, que conta com 40 integrantes, jovens, entre 7 e 18 anos, de ambos os sexos, oriundos de comunidades de baixa renda de todo o estado. Criada há um ano e comandada pelo maestro Sérgio Barboza, a orquestra encantou a todos, tocando músicas do compositor brasileiro, antes e durante o evento.
A secretária Tereza Porto prestou uma homenagem à educadora Alcíria Brandão Teixeira que, depois de 52 anos de magistério, sendo que 43,8 anos como diretora da Colégio Estadual Professora Alda Bernardo dos Santos Tavares, de Magé, na Baixada Fluminense, se aposentou domingo, ao completar 70 anos de vida. Ela recebeu das mãos do governador uma moção de agradecimento pelos serviços prestados. A professora agradeceu e disse que, se dependesse dela, continuaria a lecionar. Depois, aconselhou professores e alunos a dedicarem-se ao ensino e ao aprendizado com muito amor.
– A educação é nosso patrimônio, a herança perene que nossos pais nos deixam – encerrou, sob aplausos gerais.
Em seguida, o governador e a secretária de Educação entregaram os laptops para professores de várias escolas representando os demais docentes, bem como aos primeiros cinco colocados do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º do Ensino Médio representando os dois mil mais bem classificados naquelas duas disciplinas.
– Estou completando exatamente um ano de minha gestão com uma enorme felicidade, pois estamos coroando um grande projeto de modernização da Secretaria. Só vamos evoluir na qualidade do ensino quando conseguirmos levar a educação para a sociedade do conhecimento, usar ferramentas de comunicação e tecnologia que facilitem o trabalho de educar. Fazer com que alunos e professores utilizem as facilidades do mundo globalizado para ampliar o aprendizado – explicou Tereza Porto.
A secretária lembrou que todas as escolas ganharam laboratórios de informática com banda larga e um sistema que vai fazer o cadastramento de cada aluno da rede estadual, cujos dados ficarão contidos num cartão individual. Em cada sala de aula, haverá um computador para que o professor controle a presença e o desempenho escolar do aluno, entre outras funções.
– A Secretaria está criando uma grande rede de comunicação e integração entre diretores, professores e alunos através de 1,5 milhão de contas de e-mails. Todo mundo da rede estadual terá seu endereço eletrônico para que nos comuniquemos de forma mais ágil – detalhou a secretária.
A oficina de cordas do Grupo AfroReggae, que tem integrantes com até quatro anos de idade, tocou Asa Branca, de Luís Gonzaga e Humberto Teixeira, emocionando a todos os presentes. Prestigiaram a festa o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, as secretárias de Cultura, Adriana Rattes, e de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, e a deputada estadual Aparecida Gama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário