segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Cabral diz que vai promover choque de urbanismo pró-Rio 2016

Créditos ao site oficial Rio 2016

O governador Sérgio Cabral comprometeu-se nesta sexta-feira, 30 de janeiro, em Davos – onde participou do 39º Fórum Econômico Mundial como convidado – a dar um "choque de urbanismo no Rio" para a cidade sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 e assegurar o seu legado.

Cabral traduziu esse choque como os investimentos em segurança pública, acessibilidade, transporte de massa, além do uso de materiais ecologicamente corretos.

"Eu disse aos executivos e autoridades do Fórum que nossa cidade passará por um choque de urbanismo. As pessoas vão poder desfrutar de uma olimpíada com tranquilidade e qualidade pela primeira vez na América do Sul. Os resultados serão essenciais para os visitantes, para os moradores do Rio e, por tabela, do estado", disse o governador.

Sérgio Cabral voltou a dizer que, apesar da crise financeira mundial e do contingenciamento que o estado fará no orçamento deste ano – anunciado no últimno dia 19, por ele –, as áreas prioritárias do estado, como Segurança, Saúde, Educação e Infraestrutura, não serão atingidas.

À saída da reunião sobre "Governança nas Cidades em Tempos de Crise" – com prefeitos e governadores de outras partes do mundo –, Cabral informou que foi criado um grupo de trabalho para estudar novas sugestões para as metrópoles. Segundo ele, as propostas poderão ser úteis à candidatura do Rio aos Jogos de 2016.

"No meio ambiente, citei exemplos interessantes, como o uso de energia solar em todas as habitações do PAC nas favelas e na Baixada. Chamou a atenção deles também o uso de GNV em toda a nossa frota de táxi e a decisão de converter a frota pública para GNV, começando pela polícia. Enfim, eu e o Joaquim (Levy, secretário de Fazenda), pudemos sentir aqui uma boa vibração com o Rio para a Rio 2016", afirmou Cabral.

Nenhum comentário: