quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Artista plástico expõe Esculturas do Mar no Encontro das Águas

Créditos à SEA

Lagoa Rodrigo de Freitas

Quando: Sábado - 7 de fevereiro de 2009, às 10 horas

Onde: Lagoa Rodrigo de Freitas (ao lado do Parque dos Patins)

A secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, dará entrevista com o artista.

O Encontro das Águas – Espaço do Ambiente da Secretaria Estadual do Ambiente, na Lagoa, vai receber a exposição "Esculturas do Mar", composta de cerca de 30 obras do artista plástico Antonio Fernando Varela, no período de 07 de fevereiro a 30 de março.

Essas esculturas fazem parte de um processo criativo e experimental do artista, que transforma peças de madeiras encontradas nas praias da Baía de Guanabara, em verdadeiras obras de arte.

"É muito importante levar essa exposição para o espaço Encontro das Águas, como forma de conscientização para o problema da poluição da nossa Baía de Guanabara." – afirma o artista.

"Sem dúvida este trabalho tem múltiplas funções, entre as quais a de conscientizar a população para o problema do lixo lançado nos rios e lagoas, e mostra a importância da reciclagem por meio da qual é absolutamente possível gerar renda. O Varela está de parabéns", analisa a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos.

De engenheiro agrônomo a artista plástico

Antonio Fernando Varela, 57 anos, engenheiro agrônomo por formação e hoje artista plástico, começou a experimentar a pintura aos 15 anos, quando fez vários desenhos e pinturas nas portas da sua casa, com simbolismos de problemas sociais da época.

Formou-se em engenharia agronômica, em 1973. Anos depois, realizou cursos de desenho e de pintura no Parque Lage. Em 2004, o artista passa por uma nova fase - pintura com tinta acrílica, e tem pela frente, como desafio, a doença de Parkinson. Em 2007 inicia o trabalho com esculturas, num processo ecologicamente correto, na sua contribuição ao meio ambiente.

Para Antonio Fernando, sua inspiração se baseia na produção artística de Frans Krajcberg. "Sou um grande admirador da obra de Krajcberg, porque ele soube fazer, de forma magistral, a releitura da paisagem", declara o artista. Antonio Fernando Varela tem diversas premiações como artista plástico, tanto em pintura contemporânea, como em escultura, com destaque em criatividade.

Segundo Carlos Minc, Ministro do Meio Ambiente, "Antonio Fernando Varela, além de artista plástico, é um ambientalista pela sua atitude e preocupação com o meio ambiente."

Nenhum comentário: