segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Secretaria de Habitação combate crise com novos investimentos

Créditos ao Governo do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Por meio da Secretaria Nacional de Habitação, órgão vinculado ao Ministério das Cidades, o governo federal está elaborando um Plano Nacional de Habitação (PlanHab). O Estado do Rio, que dispõe hoje de R$ 400 milhões em projetos habitacionais a serem apresentados à Caixa Econômica Federal (CEF), poderá ser contemplado com recursos para essa área.

- O governo federal já anunciou que irá adotar, entre outras medidas para combater à crise financeira, a ativação da construção civil. A ideia é colocar em prática um grande programa nacional de estímulo à construção de habitações populares. O plano, além de ajudar a começarmos a zerar o déficit de mais de sete milhões de unidades no país, nestes tempos de crise também contribuirá com a geração de emprego e renda - explicou o secretário de Habitação, Leonardo Picciani.

Segundo Picciani, o PlanHab calcula a construção de um milhão de habitações nos próximos dois anos em todo o país e, para ele o projeto é extremamente bem-vindo.

- É importante que os governos estaduais e federal finalmente tenham entendido a necessidade de criar um programa nacional de habitação como este que, de acordo com o ritmo estabelecido de construção de um milhão de moradias a cada dois anos, em 15 anos o Brasil poderá zerar seu déficit habitacional – festejou Picciani.

O secretário reuniu-se na semana passada com 14 prefeitos das regiões Norte e Noroeste fluminenses, as mais atingidas e castigadas pelas chuvas de verão, em busca de soluções para as centenas de desabrigados.

- Estamos realizando encontros e reuniões com prefeitos e técnicos da secretaria em busca de solução para aquelas pessoas que perderam suas casas ou que continuam residindo estão em áreas de risco e precisam ser reassenatadas o mais urgentemente possível – explicou.

Na semana passada, 100 policiais militares e bombeiros receberam as chaves dos apartamentos financiados pelo Programa de Arrendamento Residencial (PAR), graças à adesão do Governo do Estado ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Construídos pela Caixa Econômica Federal (CEF), em Campo Grande, os imóveis que beneficiam profissionais de segurança de baixa renda também fazem parte do Plano Nacional de Habitação.

Nenhum comentário: