sábado, 17 de janeiro de 2009

Projeto Botinho leciona o futuro e o convívio às crianças Aldeenses

Créditos à Cabo Frio News e Rio Notícias Agora


As crianças de São Pedro da Aldeia, no mês de Janeiro, contam com uma opção de diversão e, também, de noções de cidadania. No projeto Botinho elas aprendem a respeitar o próximo e a trabalhar em equipe.

Durante a semana as crianças fazem tarefas em diferentes praias da região. Além de noções de cidadania, os bombeiros dão a elas conhecimento do mar, limpeza das praias e, também, noções de primeiros socorros. O Botinho aborda desde as crianças até maiores de 18 anos ou até mesmo as mães dos menores.

O pelotão é dividido por nomes como Golfinho, Mobydick e Tubarão. O primeiro é comandado pelo Sub Tenente Riscado, pela Sargenta Lessa e pelo Sargento Sampaio, e atende as crianças de sete a dez anos. Dirigido pelos Sargentos Oliveira e Joaquim a turma Mobydick compreende de 11 à 13 anos. Já os maiores, de 14 a 17, são liderados pela Cabo Rafaela e o Cabo Valdinei. Um diferencial é o Projeto “Sereia e Ouriço” , que atende maiores de 18 anos e aos pais e mães das crianças.

Neste ano participam do Botinho em torno de 350 crianças mais 18 pessoas no Projeto “Sereia e Ouriço” . O clima no local é de respeito e total harmonia. Como pode-se verificar na fala do monitor Natan da Silva, que está prestes a deixar o projeto, pois completará a idade para o serviço militar. “Trabalho há dois anos no projeto, e gosto porque passo para as crianças noções de cidadania para o dia a dia delas” .

Para as crianças além dos exercícios, a responsabilidade traz maior seriedade ao trabalho que eles exercem no Botinho. Luiz Henrique, 11 anos, gosta de tudo o que faz. “Pratico esportes, e além do futebol, que sou goleiro, faço o projeto para me ajudar. Com o projeto tenho mais responsabilidade, pois tenho que dormir mais cedo” .

Já as mães contam que o Regime Para Militar é o diferencial do projeto. Para Márcia Regina, mãe de Vanessa (11) e Vanderson (14), seus filhos passaram a ter mais disciplina diariamente. “Meus filhos ao participarem do projeto amadureceram, adquiriram mais responsabilidade” . Ela também participa do projeto e ela contou-nos que teve um melhoramento em sua auto estima e além disso eles tem a oportunidade de conhecer novos locais.

Neste mês é o projeto Botinho, que agita as férias da criançada, mas a parceria firmada entre Defesa Civil Municipal, Prefeitura e Bombeiros deixará as férias de julho por conta do Defesinha.

Nenhum comentário: