A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços informou, nesta sexta-feira (9), que o preço do GNV (gás natural veicular) ficará 9,5% mais barato em fevereiro. A redução é reflexo principalmente da queda do preço do petróleo e de seus derivados no mercado internacional, o que vai derrubar também o valor cobrado pelo gás natural para as indústrias do estado: 8,5% em média no próximo mês.
Em relação a São Paulo, o GNV no Rio ficará 18% mais barato. No entanto, ainda não há cálculo para a redução dos valores finais para indústria e nas bombas dos postos de combustível, o que depende também da margem aplicada na distribuição e dos impostos.
De acordo com as estimativas da secretaria, há possibilidade de nova redução de preços em maio, desde que o preço do petróleo no mercado internacional se mantenha entre US$ 45 e US$ 60. Caso isso ocorra, a expectativa é de que a queda acumulada no ano seja de 18% para o gás industrial e 20% para o GNV.
Segundo a subsecretária estadual de Desenvolvimento Industrial, Renata Cavalcanti, a redução será benéfica para a indústria fluminense:
- É um alívio para os taxistas e também para a indústria fluminense, sobretudo para os setores que usam o insumo como matéria-prima. Com isso, o Rio será mais competitivo, porque o preço para indústria ficará 22% menor em comparação com São Paulo – explicou Cavalcanti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário