segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Fashion Rio vai levar democracia e boemia da Lapa para a Marina da Glória

Créditos ao EGO

Marina da Glória

Tendo o Rio de Janeiro como tema central, o Fashion Rio vai transformar a Marina da Glória no bairro boêmio da Lapa. De 11 a 16 de janeiro, o espaço estará cenografado pelo cineasta Ricardo Nauemberg, que vai levar os Arcos para a semana de moda.

Organizadora do evento, Eloysa Simão conta que uma das propostas da edição outono-inverno 2009 do Fashion Rio é mostrar um lado da cidade que não costuma figurar nos cartões postais, como Santa Teresa e a Lapa. "Que são lugares que realmente lançam moda, que refletem esse lado democrático da cidade", diz.

De fato, é na Lapa que classe sociais se misturam ao som de música eletrônica, samba, rock e outros ritmos, em lugares turísticos ou ouvindo a seleção musical do dono do boteco mais próximo. "A Lapa é o bairro mais visitado por turistas jovens no país. É aqui que a moda jovem encontra sua melhor tradução", conta Eloysa.


Desfiles nas Paineiras e na Gamboa

Por isso, além dos Arcos, a Lapa também estará representada no Fashion Rio por exposições fotográficas e referências a Carmen Miranda, que morou no bairro. Também para promover o Rio que vai além dos cartões postais, a semana de moda vai contar com desfiles fora da Marina da Glória. A Redley, por exemplo, vai apresentar sua coleção de inverno nas Paineiras, enquanto a Printing mostra suas peças no Centro Cultural Ação Cidadania, na Gamboa, região central que já foi o berço do samba carioca e onde hoje ficam os barracões da Cidade do Samba.

Outra novidade da próxima edição será no acesso ao evento, que passará a ser feito, obrigatoriamente pelo Fashion Business. A mudança fará com que todo convidado do Fashion Rio conheça o que é hoje a maior bolsa de negócios de moda no Brasil. "Os negócios vêm crescendo, especialmente para grifes que querem focar no mercado externo e temos fila de espera para os espaços", conta.

O Fashion Rio terá 33 desfiles para lançamento de coleções outono-inverno. Nesta edição, saem de cena as grifes de biquíni e entram novos nomes. Cláudia Simões e Auslander são algumas das marcas que desfilam pela primeira vez no evento.

Nenhum comentário: