quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Estado e Prefeitura de Niterói discutem obra da Alameda e da Linha 3

Crédito à SETRANS-RJ

Niterói

Na tarde desta quinta-feira (7/1), o secretário de Transportes, Julio Lopes, se reunirá com o secretário de Obras de Niterói, José Roberto Mocarzel, para tratar de dois grandes projetos que o Governo do Estado tem na região: a implantação do Corredor Viário da Alameda São Boaventura e a construção da Linha 3 do metrô, que ligará Niterói a São Gonçalo. Este será o primeiro encontro da Secretaria de Transportes com a nova equipe da Prefeitura de Niterói.


Durante a reunião, que vai acontecer na sede da secretaria, em Copacabana, os secretários darão início a elaboração de um plano de redução de impactos da obra de construção da Linha 3. O objetivo é que os impactos ambientais, urbanos e as interferências no trânsito do município sejam os menores possíveis, de forma a afetar o mínimo possível a vida e a rotina da população local. Também será discutido o restabelecimento da faixa de domínio da antiga linha férrea que ligava Niterói a Itaboraí. O trecho entre Barreto e Alcântara da antiga ferrovia servirá para a construção do elevado onde, no futuro, circulará o metrô. A implantação do canteiro de obras da Alameda e pendências da obra também serão tratadas.

- A reunião será importante para que os passos decisivos das obras sejam tomados em conjunto. Precisamos estar alinhados. O Corredor Viário da Alameda é uma das obras mais importantes do governo do Estado na área dos transportes e necessita de um trabalho realizado em parceria para que a população seja beneficiada. A mesma coisa com a Linha 3, que será a maior obra metroviária já realizada pelo estado de uma só vez – disse o secretário Julio Lopes.

No último dia 30, a Secretaria de Transportes garantiu através de convênio com o governo Federal, R$ 62, 5 milhões para o início da implantação da Linha 3. Ontem, durante reunião realizada na secretaria com o consórcio Construtor Fluminense, formado pelas empresas Queiroz Galvão e Carioca Engenharia, ficou acordado o prazo de uma semana para a entrega do cronograma do projeto executivo e de início da construção da Linha 3 ao governo do Estado.

Nenhum comentário: