segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Começa as obras para o teleférico no Morro da Baiana

Créditos à EMOP-RJ

A Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP), começou as obras da segunda das cinco estações do teleférico que está sendo construído no Complexo do Alemão, através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Iniciadas pela estação do Morro do Adeus, as obras de construção do teleférico, que terá cerca de 3,9 quilômetros, integrando a estação ferroviária de Bonsucesso com as comunidades do Complexo do Alemão, chega agora ao Morro da Baiana. Mais de 30 mil pessoas serão beneficiadas pela obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Governo Federal.

Nas estações, que ficarão no Morro do Adeus, Morro da Baiana, Morro do Alemão, Itararé/Alvorada e Fazendinha, serão construídas bibliotecas e escolas, além de outros equipamentos sociais, como centros de geração de renda, quadras esportivas, unidades residenciais e centros de referência da juventude.

- Hoje uma pessoa que chega à estação ferroviária de Bonsucesso e mora na Fazendinha, por exemplo, vai demorar cerca de uma hora e meia para chegar a casa. Com a construção do teleférico, com cinco estações na comunidade, esse tempo cairá para uma média de 19 minutos. Pessoas que moram na parte alta e há anos não saem de casa, agradeceram a oportunidade de voltar a se movimentar – afirmou o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão.

Segundo o presidente da EMOP, Ícaro Moreno Júnior, este será o ano de explosão do PAC, com mais 1.500 trabalhadores contratados para as obras. - Grande parte das obras de infraestrutura do programa já foram realizadas, e os frutos da engenharia social começam a ter mais visibilidade, com a inauguração de equipamentos sociais previstos no programa, como, por exemplo, a Escola de Ensino Médio, em Manguinhos, que será entregue no início do mês que vem - , disse Ícaro Moreno.

Nenhum comentário: