sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Boletins das qualidades das praias serão divulgados três vezes por semana

Créditos ao INEA

Copacabana

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria do Ambiente, responsável pelo monitoramento microbiológico das praias (contagem de coliformes fecais) passa a divulgar os boletins sobre a qualidade da água agora três vezes por semana: às segundas, quintas e sextas-feiras. O serviço, por enquanto, é apenas para as praias das zonas Sul e Oeste do Rio. (Clique
aqui
para ver o boletim divulgado hoje)

Na capital, a água é coletada da Barra de Guaratiba ao Flamengo duas vezes por semana – às segundas e quintas-feiras – e feita uma inspeção visual, repetida às sextas. A vistoria também identifica possíveis ocorrências de outros contaminantes, como línguas negras, saídas de águas pluviais ou fontes de poluição. As amostras são recolhidas a 15 cm da superfície, à profundidade média de um metro e na faixa reservada aos banhistas.

Os técnicos do Inea reiteram que não é recomendado entrar no mar por pelo menos 24 horas após o término do período de chuvas. Nas praias de baía ou que sofrem influência direta de rios, canais e córregos afluentes, esse intervalo deve ser de pelo menos 48 horas.

Nenhum comentário: