quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Rio recebe Congresso Interamericano de Conservação em Terras Privadas

Créditos ao Site do Governo do Rio de Janeiro

Centro do Rio de Janeiro

Considerado o maior evento do gênero nas Américas, o 8º Congresso Interamericano de Conservação em Terras Privadas reúne mais de 300 empreendedores e ambientalistas de todo o continente. O evento acontece pela primeira vez no Brasil, desta quarta-feira (10/12) ao dia 12 dezembro, no Rio de Janeiro.


- O congresso é uma oportunidade única para os brasileiros conhecerem as formas como pessoas, empresas e organizações de cada um desses países estão protegendo a biodiversidade de forma economicamente viável - comenta Alexandre Martinez, membro da comissão organizadora do evento, coordenador da Aliança e presidente da CNRPPN.


Temas importantes relacionados à conservação em terras privadas são amplamente debatidos em palestras como: O papel dos governos e as políticas públicas para a conservação em terras privadas, que tem a participação de especialistas e técnicos do Ministério do Meio Ambiente brasileiro e da Comissão Centro-Americana de Ambiente e Desenvolvimento; Negócios e conservação em terras privadas: financiando os sonhos, que traz as experiências conservacionistas da Costa Rica, em ecoturismo, e da Colômbia, em pecuária; O papel da conservação em terras privadas, que debate os serviços ambientais prestados pelas reservas particulares; e A conservação corporativa, a conservação familiar e a conservação comunitária: três mundos que se completam ou que competem entre si?, que traz exemplos do setor florestal na Mata Atlântica brasileira e iniciativas de conservação comunitária no Peru.


O evento conta com oficinas que visam divulgar as melhores práticas para conservação da biodiversidade em terras privadas, relacionando-a a temas como ecoturismo, concessões florestais, conservação com agricultura e agropecuária, serviços ambientais em reservas privadas, conservação corporativa e conservação comunitária. Haverá também uma mesa-redonda sobre a iniciativa ibero-americana de desenvolvimento da conservação privada e custódia de território.


A iniciativa é uma promoção da Aliança de Redes Latino-Americanas de Conservação Privada, e é organizado pela Associação Patrimônio Natural do Rio de Janeiro (APN), pela Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (CNRPPN), pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ), pelo Instituto BioAtlântica (IBio) e pela The Nature Conservancy (TNC).

Nenhum comentário: